Caxias do Sul

Desfile de 20 de Setembro movimenta a gauchada no centro de Caxias

Desfile de 20 de Setembro movimenta a gauchada no centro de Caxias

A Rua Sinimbu, na Praça Dante Aliguieri se transformou em uma bailanta a céu aberto na tarde desta quinta-feira (20), em Caxias do Sul, por cerca de uma hora o local foi dedicado ao Dia do Gaúcho.

O desfile de 20 de Setembro organizado pela 25ª Região Tradicionalista reuniu 18 CTG’s e um grupo de 650 bailarinos, além de 300 cavaleiros que se apresentaram diante de um grande público durante as apresentações.

A Comitiva de Líderes da 25º abriu o cortejo da Chama Criola, que se deslocou dos Pavilhões da Festa da Uva e foi entregue ao prefeito Daniel Guerra, que esperava a comitiva na Rua Sinimbu.

Na sequência houve a apresentação dos integrantes dos CTG´s. O CTG Campo dos Bugres foi o primeiro a desfilar e também fazer demonstração em uma homenagem ao ritmo da milonga. Além das danças de salão, como chote, vaneira, bugiu, valsa e chamamé, as danças tradicionais, pézinho, tatu e Chico sapateado também foram demostradas ao público.

O ponto alto do desfile e que levou o público ao delírio foi a homenagem do grupo de prendas do CTG Heróis Farroupilha a Paixão Cortes, tradicionalista morto aos 91 anos no último mês. As prendas fizeram uma coreografia ao som de Hino ao Rio Grande do Sul, interpretada pelo próprio Paixão.

A Coordenadora artística da 25ª, Marcia Teixeira dos Santos Scariot, organizou o desfile na Rua Sinimbu. Foto: Mauro Teixeira

A Coordenadora artística da 25ª, Marcia Teixeira dos Santos Scariot, ressaltou a importância de um evento como a “parada artística gaúcha” apresentada no desfile de 20 de Setembro. “Estávamos ansiosos para saber como seria a primeira parada e como seria a reação do público durante as apresentações. Pelo que eu percebi o público gostou.”, comemora.

 

 

Confira um pouco da história dos 18 CTG´s que desfilaram na Rua Sinimbu, neste dia 20 de setembro:

CTG Campo dos Bugres fundado em 1986, tendo como primeiro patrão o senhor Gilberto de Zorzi e atualmente o senhor Manuelito Carlos Savaris traz o lema “Da uva ao chimarrão, ítalo-gaúcho por tradição”. Destaca ser o único CTG da região com departamento de espetáculos que possibilita a participação da entidade em diversas atividades da comunidade. A entidade está localizada no Bairro Presidente Vargas e quem conduziram a bandeira o senhor Fábio Fernandes Rasador – capataz artístico juntamente com a primeira prenda da entidade Bruna Marini.

CTG Chegando no Rancho foi fundado em 1993, pelo senhor João Leo Schimit de Castilhos. Está localizado na comunidade Conceição da Linha Feijó, no Bairro Desvio Rizzo, e o atual patrão é o senhor Lucas Chiapin Prebianca. Quem conduziu a bandeira foi o senhor Valdir dos Santos e Edilia Cordeiro da Costa.

CTG Estancieiros do Laço foi fundado em 2001, tendo como primeiro patrão o senhor Paulo Roberto Schimith. Atualmente quem está à frente da entidade é a patroa Eloi de Fátima Lima Mattos que conduziu a bandeira juntamente com o vice patrão senhor Vanderlei Carlos do Nascimento, a entidade está localizada no Bairro Cidade Nova.

CTG Galpão Prazer de Gaúcho foi fundado em 1977, tendo como primeiro patrão o senhor Waldemar Bandeira, está localizado no Bairro Ana Rech. Com o lema “Tradição e lealdade” traz a sua bandeira foi conduzida pelo atual patrão Willian Rodrigo Duarte dos Santos e patroa Alessandra Nunes Farina.

CTG Ginetes da Tradição, com sede em Ana Rech- local conhecido como Rota dos Tropeiros- foi fundado em 1983 e possui 220 associados. A sua bandeira foi conduzida pelo atual patrão senhor Mário César Martins Aguiar e esposa Íris Terezinha Terra Aguiar.

CTG Herdeiros da Tradição localizado em Monte Bérico foi fundado em 1990, tendo como primeiro patrão o senhor Nelson Nora. O atual líder é o senhor Hildo Desfes de Lima e destaca os títulos alcançados nas modalidades individuais em rodeios e festivais. A bandeira está foi conduzida pelo casal Paulo Fernandes e senhora Ângela Fernandes.

CTG Heróis Farroupilhas fundado em 1989, tendo como primeiro patrão o senhor Dautro Luiz Vieira. Traz como lema “Dos heróis de ontem aos bravos de hoje”. A entidade muito se orgulha de ter o selo Isso Tchê!

CTG Negrinho do Pastoreio foi fundado por funcionários da empresa Kalil Sehbe em 1972. Tem a honra da sua sede ter sido inaugurada pelo Presidente da República da época- João Batista de Oliveira Figueiredo. A bandeira da entidade foi levada pelo atual patrão senhor André Vieira e esposa Juliana Savicki Vieira.

CTG Nova Querência desenvolve suas atividades no Bairro São Victor, foi fundada em 2011 por um grupo de amigos simpatizantes da cultura gaúcha. Oferece à comunidade cursos de danças e tem à frente o patrão João Beno Kochhann que mesmo após ter tido o galpão destruído por um incêndio continuou com a ajuda da comunidade dando andamento às atividades tradicionalistas.

CTG Os Carreteiros tem como patrono o senhor Raul Randon, e por apoio deste possui sua sede nas dependências das Empresas Randon, no Bairro Interlagos, foi fundado em 1992 e atualmente tem como patrão o senhor Paulo Gilberto dos Santos Brito. A bandeira foi conduzida pelo patrão e primeira prenda da entidade – Pâmela Boeira Siqueira.

CTG Paixão Cortes foi fundado em 1956 e comemora 63 anos de existência. O nome da entidade é uma homenagem a João Carlos Davila Paixão Cortes, e a sua sede está localizada no Bairro Jardim Esmeralda. Participa de festivais internacionais, rodeios, festivais estaduais e tem o orgulho de ter sediado a 2ª Etapa do Fegaserra/2018. Tem como patrão de honra o senhor Almiro Pereira conduziram a bandeira o atual patrão o senhor Deloir Pereira e sua esposa Neiva Pereira.

CTG Pampa do Rio Grande foi fundado em 1990, tendo como primeiro patrão o senhor Neuri Cardoso. Atualmente está à frente o patrão Cassiano Moreira, que juntamente com a sua esposa conduziram a bandeira da entidade – fonte de orgulho para a grande família Pampa do Rio Grande. A entidade mantem suas atividades no Bairro Rio Branco e traz como lema “Com este pampa em qualquer lugar que eu ande”.

CTG Raízes do Rio Grande está localizado no Bairro São Caetano. Assumiu este nome em 1992 e desde então passou a defender o lema “Fortalecer as raízes para crescer mais alto o verde da tradição”. Tem como atual patrão o senhor Marcos Ganzer e conduziram a bandeira da entidade o casal Jorge e Rose Weber – integrantes da patronagem.

CTG Rancho de Esperança é uma das mais novas entidades da região, foi fundada em 2015, traz o lema “Olhar o jovem para enxergar o futuro”. Seu atual patrão é o senhor Paulo Andrade conduziram a bandeira juntamente com a primeira prenda veterana Fernanda Santos.

CTG Rincão da Lealdade A entidade mais antiga de Caxias do Sul, foi fundada em 1953, por um grupo de amigos que tinha como finalidade atender a filosofia básica das tradições gaúcha, por isso, o lema: Do Rio Grande do passado para o Rio Grande do futuro. O atual patrão da entidade é o senhor Ezequiel Catani Ferreira e a bandeira da entidade foi carregada pelo casal Gilmar e Rosangela Damiani.

CTG Sinuelo foi fundado em 1986, tem por objetivo difundir a cultura gaúcha através dos grupos de danças e tem como atual patrão o senhor Claudionor Kemmerich. A bandeira da entidade foi conduzida pelo secretário Leandro Castilhos e esposa Janaína Toledo.

CTG Velha Carreta foi fundado em 1984, pelo senhor José Antonio de Oliveira, está localizado no bairro Forqueta. O destaque da entidade foram os titulos alcançados no Festxirú. Possue como atual patrão o senhor Elisandro Prestes. Conduziram a bandeira as senhoras Letícia Correa de Souza e Mara Lima.