No dia em que a greve dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul completa três meses, o prefeito Daniel Guerra recebe os vereadores que compõe a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do legislativo para debater soluções para a saúde pública em Caxias do Sul. O encontro ocorre às 16h desta segunda-feira, dia 17, no Centro Administrativo.
Conforme o presidente da comissão, vereador Renato Oliveira (PCdoB), os vereadores decidiram falar pessoalmente com o prefeito porque dialogar com titular da pasta não ofereceu soluções. O parlamentar ainda citou as seguidas trocas no comando da secretaria, que já teve como titulares Darcy Ribeiro Pinto Filho e Fernando Vivian, para justificar a presença do prefeito na reunião. A atual Secretária de Saúde, Deysi Piovesan, não deve participar do encontro.
Desde que os médicos entraram em greve, no dia 16 de abril, a Secretaria de Saúde estima que 25 mil consultas já deixaram de ser realizadas no município. Durante entrevista coletiva na semana passada, o prefeito afirmou que não há uma greve deflagrada, mas sim profissionais faltando ao trabalho. O presidente da Comissão de Greve dos médicos, André Pormann, discorda e diz que a greve está amparada na lei e prevista na Constituição Federal.
Além da greve dos médicos, os vereadores devem questionar o prefeito sobre a situação do Postão 24 horas e acerca da abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte.