A automação e a robotização são uma afirmação de futuro para tornar as empresas mais eficientes, produtivas e inovadoras. As indústrias estão dispostas a investir e a demanda por projetos nesse segmento que não para de crescer. É ciente desta certeza que a Dalca Brasil, vem operando em ritmo acelerado já há 05 anos. A empresa especializada em robótica e indústria 4.0 está sediada em Bento Gonçalves (RS), mas com cases consolidados por clientes em todo o Brasil e tem prospecções internacionais.
Este período recente reflete os melhores anos na história da empresa, que existe desde 2007. Nem a pandemia, que prejudicou inúmeros negócios, abalou o andamento dos trabalhos – pelo contrário, ampliou a demanda por interessados em investir em automação industrial. “Nosso ano de 2020 foi muito bom, crescemos perto de 50% em negócios. E, em 2021, tudo indica que fecharemos o ano com crescimento de 10%, percentual que poderia ser maior ainda não fossem gargalos como escassez de mão de obra qualificada e falta/atraso na entrega de matérias-primas”, conta Bruno Dal Fré, CEO.
Um dos expoentes mais promissores são os projetos de automação logística, ou seja, soluções para movimentação interna de produtos/mercadorias na empresa (entre setores produtivos dentro do parque fabril e na estocagem, por exemplo). A Dalca tem três produtos específicos para essa finalidade: AGVs (Automatic Guided Vehicle, em tradução livre, uma espécie de veículo autômato que se movimenta no interior da fábrica), Trans Elevadores e Carro Satélites. Nesse último nicho, a Dalca desenvolveu, com tecnologia própria, um produto específico, o Carro-satélite FlexSat.
A novidade destina-se à movimentação de cargas dentro de estruturas metálicas de armazenagem e funciona da seguinte forma: uma plataforma móvel desliza sobre trilhos, com movimentos para dentro e para fora dessas armações, de forma automática. O carro-satélite leva as mercadorias para as posições mais profundas do esqueleto de armazenagem e também traz de volta para que ela seja movimentada para a expedição, por exemplo.
Em 2021, os projetos envolvendo automação logística já respondem por 6% do faturamento da empresa. Para o próximo ano, devem responder por 15% dos negócios. Preparada para atender esse aumento de demanda – em automação logística, mas também em outros nichos da automação industrial –, a Dalca Brasil fez o primeiro movimento de um projeto que permitirá dobrar sua capacidade produtiva nos próximos anos: assinou, no início do segundo semestre deste ano, um termo de compromisso, referente à Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, para a construção de sua nova sede.
“Estamos fazendo um investimento que permitirá dobrar nossa capacidade produtiva, atendendo mais, e melhor, aos clientes, gerando novas oportunidades de emprego e, especialmente, contribuindo de forma determinante para pulverizar a cultura da automação industrial. Esse é, e será cada vez mais, um diferencial imprescindível para que as empresas ganhem competitividade no mercado e possam assegurar a sobrevivência saudável de seus negócios”, explica Dal Fré. Hoje, a Dalca já atende clientes em todo o território nacional, e projeta expandir a atuação para a América Latina, mercado onde já tem diversas tratativas alinhavadas. A nova sede da Dalca Brasil será em Bento Gonçalves, também no bairro Licorsul, onde a empresa já opera desde 2007.
Fonte: Exata Comunicação