Segurança

Curso de Varreduras Eletrônicas capacita servidores da segurança pública

Curso de Varreduras Eletrônicas capacita servidores da segurança pública
Curso que começou nesta segunda-feira (11) vai até o dia 22 de setembro – Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A primeira edição do Curso de Varreduras Eletrônicas (CVE), promovido pelo Departamento de Inteligência (Disp), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), começou nesta segunda-feira, dia 11. O curso é dividido em etapas teóricas e práticas, com enfoque em questões de inteligência, contrainteligência e operações sistêmicas de varreduras.

Serão capacitados 39 servidores das esferas municipal, estadual e federal. Os alunos estarão habilitados a realizar varredura a partir de equipamentos eletrônicos e por detecção manual, que possibilita a identificação de equipamentos ‘maliciosos’ escondidos, como escuta e câmera de vídeo. Também serão abordadas técnicas de apreensão e preservação de prova.

O diretor do Disp, delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, destacou a importância dos agentes de segurança conhecerem o procedimento de varredura. “Nós temos visto que uma gravação em um momento específico tem a capacidade de movimentar todo o cenário de um país. A nossa preocupação é proporcionar uma visão abrangente e diferenciada sobre o tema”, disse.

Após as aulas, os alunos estarão habilitados a desempenhar funções de assessoria junto aos tomadores de decisões em suas respectivas instituições. O curso tem duração de 100 horas/aula e vai até o dia 22 de setembro.