Cidades

Cufa da Serra abre inscrições para Taça das Favelas e prepara intercâmbio sobre Justiça Restaurativa em Cuiabá

As inscrições estão abertas para equipes de todo o Rio Grande do Sul e podem ser realizadas até o dia 5 de julho

(Foto: Acervo Cufa)
(Foto: Acervo Cufa)


A Central Única das Favelas (Cufa), que atua nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha, anuncia a abertura das inscrições para a Taça das Favelas. Este evento é considerado a maior competição esportiva mundial entre equipes de favelas. As inscrições estão abertas para equipes de todo o Rio Grande do Sul e podem ser realizadas até o dia 5 de julho através do site oficial www.tacadasfavelasrs.com.br. Esta é a segunda edição da competição no Estado. As atividades da Cufa na região da Serra iniciaram em março sob a coordenação do escritor Amarildo Rubinei Moreira, em parceria com o rapper e escritor Chiquinho Divilas.

A Taça das Favelas visa mobilizar favelas, periferias e comunidades, incentivando a participação de jovens na faixa etária de 14 a 17 anos no masculino e acima de 15 anos no feminino. As “peneiras” serão realizadas entre julho e agosto. A final estadual está prevista para o dia 21 de setembro, no Estádio Beira Rio, com transmissão ao vivo pela televisão. Os vencedores representarão o Estado na final nacional em São Paulo, que também será exibida ao vivo.

Em 2023, a competição envolveu mais de 6 mil jovens de 25 cidades do Rio Grande do Sul, com 541 equipes participantes. Cada município sediou uma etapa local, culminando nas finais regionais e, posteriormente, na disputa do título estadual.

A edição de 2024 da Taça das Favelas é uma realização da CUFA Rio Grande do Sul, com patrocínio da CEEE Equatorial, Arbaza Alimentos e Silva Atacarejo. O evento conta com o financiamento do programa Pró-Esporte RS da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG RS) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Federação Gaúcha de Futebol e o SESC RS também apoiam a iniciativa.

Além da organização da Taça das Favelas, os coordenadores regionais da Cufa, Amarildo Moreira e Chiquinho Divilas, se preparam para uma viagem a Cuiabá. Eles foram convidados pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NUGJUR) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para participar como oficineiros no Seminário ‘Justiça Restaurativa em Ação: Transformando Sistemas e Unindo Regiões’, nos dias 1 e 2 de julho.

O seminário, que acontecerá no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, reunirá importantes nomes nacionais que são referência em práticas inovadoras. O objetivo do encontro é compartilhar experiências sobre a aplicação da Justiça Restaurativa, promovendo a cultura do diálogo, a resolução não-litigiosa de conflitos e a prevenção da violência.

A inscrição para a Taça das Favelas Rio Grande do Sul até 5 de julho podem ser realizadas pelo site www.tacadasfavelasrs.com.br.