Caxias do Sul

Cronograma para organização e remoção de fios na área central será definido, em Caxias do Sul

Ações periódicas conjuntas vão reunir empresas, concessionária e fiscalização

Cronograma para organização e remoção de fios na área central será definido, em Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou uma proposta de cronograma para ações de organização e remoção de fios em desuso ou irregulares nos postes da área central da cidade, na tarde desta terça (04). O encontro e a proposta são resultados de uma audiência ocorrida em 16 de março, quando o promotor do Ministério Público, Adrio Gelatti convocou empresas dos setores de energia elétrica, telefonia e internet, o município e a concessionária RGE para a busca de uma solução conjunta para o problema de fiação excessiva e obsoleta nos postes.

“Esse cronograma de ações é um passo bastante importante para que tenhamos sucesso no que estamos nos propondo. Porém, se não for viável dessa forma, teremos que buscar o judiciário”, frisou o promotor.

O diretor de Fiscalização da SMU, Rodrigo Lazzarotto, apresentou o cronograma, ressaltando que é uma proposta e as empresas poderão questionar e sugerir adequações. Nessa primeira etapa, será abrangido o quadrilátero entre as ruas Ernesto Alves, Feijó Júnior, Tronca e Angelina Michelon, que totaliza 163 quadras.

A ideia é estabelecer uma data, semanal ou quinzenal, e as quadras que serão trabalhadas naquela data. As empresas, a RGE e a fiscalização da Prefeitura farão a ação conjuntamente. As empresas também poderão ir ao local antes da data determinada para a organização dos fios que são usados e remoção dos que estão em desuso. O promotor Adrio afirmou que irá convocar uma reunião com as operadoras maiores, que possuem um tipo de cabeamento mais antigo e pesado, já em desuso, para tratar sobre a remoção dos mesmos.

“Já estamos realizando ações semelhantes em Farroupilha, e têm sido bem-sucedidas. O que precisamos é que todos participem”, complementou o representante da RGE, Rafael Dala Brida.

Uma nova reunião ficou agendada para a próxima terça-feira (11.04) para que seja feito o alinhamento com os retornos das empresas e concluído o cronograma e o protocolo de trabalho. Também será marcada a data de início das ações.

Também estavam presentes os secretários de Urbanismo, Giovani Fontana, da Receita, Roneide Dornelles e de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, o diretor da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Jorge Catusso, o coordenador de Relações Comunitárias, José Reovaldo Oltramari, os vereadores Gilfredo de Camillis, Maurício Scalco, e representantes das empresas de energia elétrica, telefonia e internet. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores.