Carlos Barbosa

Criminosos usam rede social de fotógrafo para aplicar golpe, em Carlos Barbosa

Falsas ofertas de eletrônicos e eletrodomésticos foram publicadas nos stories do perfil roubado, fazendo ao menos quatro vítimas

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um fotógrafo de Carlos Barbosa teve a conta no Instagram hackeada e usada para aplicar golpes contra os mais de 6 mil seguidores que acompanhavam as suas postagens. O perfil de Natan Franklin, capturado pelos golpistas fez ao menos quatro vítimas, provocando prejuízo com supostas vendas fraudulentas de diversos objetos como eletrônicos e eletrodomésticos.

Franklin registrou ocorrência na Delegacia de Polícia de Carlos Barbosa após perder o acesso à conta na plataforma. De acordo com o profissional, que há cerca de seis anos utiliza a rede social como ferramenta para divulgação de seu trabalho, os dados sofreram ataque hacker na última terça-feira (9) e, por três dias, a sua conta foi administrada pelos estelionatários.

Pouco tempo após tomarem o controle da conta, os golpistas passaram a publicar posts e stories anunciando a venda de televisores, máquina de lavar e secar roupa, forno micro-ondas, geladeira, entre outros objetos, por preços atrativos. No entanto, as vendas eram golpes aplicados nos seguidores do perfil.

Uma das vítimas, que também registrou a ocorrência, visualizou a postagem no perfil do fotógrafo anunciando uma televisão no valor de R$ 800,00. O vendedor, que se passava por Natan, não teve dificuldades em efetuar a suposta venda, que foi finalizada pelo Direct, com a transação efetuada por meio de PIX. No entanto, o produto ofertado nunca chegou até a cliente.

De acordo com relatos de Natan, após não obter ajuda devida da plataforma, precisou contratar um especialista em redes sociais e internet para recuperar sua conta. Foram três dias de angustia para o profissional que utiliza o Instagram para o seu trabalho, prejudicando assim a sua fonte de renda. Segundo informações, durante esta semana, pelo menos mais um caso relacionado ao roubo de perfil no Instagram foi registrado no município.

Olha o golpe!

Após a clonagem do WhatsApp, agora o alvo são perfis no Intagram. Usando um perfil falso de mercado, loja ou outro estabelecimento comercial, os criminosos enviam mensagens para as vítimas informando que elas ganharam suposto cupom de desconto, ou que precisam conversar sobre a contratação de um serviço, mas pra isso é necessário fazer um cadastro.

Logo após, eles pedem o número do celular e fazem uma ligação para a vítima solicitando um código enviado por SMS. O tal código solicitado, na verdade, trata-se de uma redefinição de acesso no Instagram, que ao ser repassado acaba consumando o roubo da conta. Em posse da conta os golpistas trocam o e-mail e o número de celular de contado, impossibilitando a recuperação por seus verdadeiros donos.

Com o perfil, até então verdadeiro, os estelionatários se passam por seu dono e iniciam a segunda parte do golpe, publicando no feed e principalmente nos stories, imagens de produtos à venda.

Devido ao preço baixo, vários seguidores acabam demonstrando interesso nos objetos e acabam fazendo transferências bancárias via TED ou PIX. Em nota, o Instagram explicou que os usuários devem denuncias os conteúdos, posts, stories ou reels, que acreditem ser fraudulentos.