Caxias do Sul

Criminosos aplicam golpes com número clonado de distribuidora de gás, em Caxias do Sul

Caso ocorreu no bairro Bela Vista na manhã desta sexta-feira (16)

Adolescente
Foto: Arquivo/Leouve

Uma distribuidora de gás, localizada no bairro Bela Vista em Caxias do Sul, teve o número de Whatsapp clonado na manhã desta sexta-feira (16). Os criminosos seguem utilizando o número para aplicar golpes em clientes usando o nome da empresa. Uma pessoa acabou caindo no golpe, atraído pelo valor menor do gás, a R$ 81.

Para entender a clonagem do número

Conforme informações do boletim de ocorrência realizado pelos proprietários do estabalecimento, eles receberam uma ligação nesta manhã, por volta de 11h50. O interlocutor se apresentou como funcionário da Vigilância Sanitária e queria marcar uma suposta vistoria na distribuidora para verificar se estava tudo em ordem. Após a conversa preliminar, o suposto funcionário informou a vítima que ela receberia uma mensagem no celular com um código, que era para informá-lo assim que o recebesse, alegando que seria procedimento da equipe que iria realizar a vistoria.

Ao final da conversa, o suspeito deu o nome do funcionário que iria até o estabelecimento para o trabalho e solicitou se a vítima teria outro número de celular para informações sobre a futura vistoria. Então, o proprietário do estabelecimento informou seu número particular. Após o encerramento da chamada, a vítima começou a receber mensagens de texto (SMS) no celular pessoal onde avisava que o outro número (comercial) estava entrando em outro aparelho desconhecido, percebendo o golpe. 

Os golpistas começaram a utilizar o número da distribuidora em seguida, oferecendo gás por um valor menor anunciado pela empresa, sendo R$ 81, atraindo os clientes. Ainda conforme as informações, um cliente já teria caído no golpe dos criminosos.