
Cinco entre sete modalidades analisados pela Brigada Militar tiveram redução no índice de criminalidade no primeiro semestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano anterior, em Bento Gonçalves. A informação foi divulgada nesta terça-feira, dia 11, a partir de dados do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT).
No primeiro semestre do ano passado o roubo a estabelecimentos comerciais já estavam baixos e neste ano reduziram ainda mais em comparação com o mesmo período de 2016. A redução supera os 68%. A redução significativa é comemorada pela Brigada Militar, que distribuiu mais horas extras para os policiais, o que pode ser o indicativo da redução dos roubos, que passaram de 113 em 2016, para 36 neste ano, ou seja, 68,14%.
De acordo com os dados apresentados, houve ainda queda na ocorrência de roubo de veículo, que passaram de 52 para 37 neste ano, ou seja, queda de 28,85%. Outro crime que teve redução importante foi o roubo à residência que passou de 17, para 10, redução de 41,18%. O número de homicídio no primeiro semestre foi de 19, e esse ano ocorreram 11, redução de 42,11%.
O capitão do 3º BPAT, Diego Caetano reforça a importância da população auxiliar no trabalho da Brigada Militar. A população deve estar atenta e denunciar sempre que notar qualquer sinal de violência, atitude suspeita e ponto de tráfico.
O número de furto/arrombamento teve um pequeno acréscimo, passando de 183 no primeiro semestre de 2016 para 190 neste ano, um aumento de 3,83%, o que segundo o Capitão Caetano já está sendo feito um mapeamento para que tenha uma redução nos números.