Bento Gonçalves

Crimes praticados no ginásio do Busa em Bento envolve menores de rua

Autor dos disparos veio de Santa Catarina (foto e vídeo: Dariano Moraes)
Autor dos disparos veio de Santa Catarina (foto e vídeo: Dariano Moraes)
Autor dos disparos veio de Santa Catarina (foto e vídeo: Dariano Moraes)

Pelo menos três menores participaram do latrocínio tentado ocorrido dia 19 de julho, último no ginásio comunitário do Palmeiras do Busa no Vale dos Vinhedos. Dois deles moram na rua e, por esta condição, podem levar risco à sociedade.

Na manhã desta quinta-feira, 2 de agosto, o Delegado Álvaro Becker reuniu a imprensa para detalhar a forma como os quatro indivíduos agiram para roubar o estabelecimento e as vítimas que se encontravam no local.

Na noite do crime um menor de 16 anos foi detido e está internado na Fundação Sócio-Educativo. A partir da oitiva e reconhecimento por uma das vítimas, foi possível se chegar ao verdadeiro autor dos disparos que vitimaram três pessoas, sendo uma delas um menor de 14 anos atingido com um disparo na cabeça e permanece internado na UTI.

Há muita similitude entre o menor detido no dia do crime e o autor confesso, algo determinante para a prisão. O delegado não descarta que o menor internado na Fase tenha participado.

Os praticantes do crime têm entre 14 e 16 anos e o autor dos disparos é de Santa Catarina de onde trouxe a arma usada no delito. Dois deles moram na rua e podem desencadear outras ações criminosas.

O ecônomo do local foi rendido na frente do ginásio e teve as mãos amarradas a exemplo da vítima menor de idade e de um homem de 38 anos que aguardava o horário para jogar na quadra, ficando assim por aproximadamente 40 minutos. O ecônomo resistiu a ordem de ficar no chão e levou uma coronhada na cabeça.

Além de levar o que encontraram no bar do ginásio e os pertences das vítimas, na saída, um deles voltou para executar o trio. O ecônomo levou um tiro no braço, o menor na cabeça e o homem de 38 anos teve o revólver apontado para a cabeça, mas, se esquivou na hora do tiro, acertando-lhe de raspão o nariz. Mesmo amarrado conseguiu se proteger dos outros dois tiros. Os criminosos fugiram levando um Corolla que estava no local, abandonando-o logo em seguida.

Acompanhe o vídeo da coletiva