Na última quarta-feira (2), uma equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM), de Caxias do Sul, em atendimento a ofício da Promotoria de Justiça de Farroupilha, realizou fiscalização em propriedade rural.
No local, foi constatado supressão de vegetação nativa e exótica, em um total de 5.900 m². Destes, 600 m² dentro da Área de Preservação Permanente (APP).
Em contato com proprietário da área, este informou que não possui Licença ou Alvará para serviços florestais. Diante do crime ambiental, foi confeccionado o Boletim de Ocorrência Policial.
O desmatamento florestal e uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, inclusive prejudicando a biodiversidade e a mudança climática.
Leia Também: Jovem de 18 anos é morto a tiros dentro de casa, em Farroupilha
Por volta das 23h da noite desta quinta-feira (3), a Brigada Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência com disparos de arma de fogo com indivíduo baleado, na rua Antônio Sachet, bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha.
Ao chegar no local, um homem de 18 anos foi encontrado caído no banheiro da residência, sendo então acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito e diversas perfurações no corpo do jovem.
A Polícia Civil também compareceu no local, bem como o Instituto Geral de Perícias (IGP). A mãe da vítima relatou que estava deitada na cama do seu quarto, quando percebeu que indivíduos arrombaram a residência e gritavam “polícia, polícia”. Um deles estava de capacete, mandou ela ficar deitada, foi até o quarto da vítima e após lhe colocarem na entrada do banheiro efetuaram os disparos que causaram o óbito.
No local foram encontradas munições e estojos deflagrados e intactos, bem como uma bucha de cocaína e uma balança de precisão. Além do material citado, o celular da vítima também foi apreendido. As guarnições de serviço realizaram buscas, mas não foram localizados os autores do fato.
Este é o 10º homicídio registrado em Farroupilha no ano de 2023.