O Centro de Autismo com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurado em Caxias do Sul. O espaço para as crianças é uma parceria entre a prefeitura e o Circulo Saúde.
A porta de entrada para a criança ter acesso aos serviços com especialistas nas áreas médica, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social são as Unidades Básicas de Saúde de Caxias.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, crianças entre um e oito anos devem ser levadas para o atendimento médico de um psiquiatra ou um neurologista na UBS. Após o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), se o médico entender que a criança será beneficiada com os atendimento prestado no Centro, ele encaminha uma requisição para a Central de Regulação de Serviços Ambulatoriais. Ali uma equipe será responsável pela regulação das vagas.
Crianças diagnosticadas com TEA que são atendidas pela rede pública de Caxias já estão sendo encaminhadas gradativamente ao novo serviço. Daniele lembra que o atendimento é feito de forma programada por um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Ela reforçou que a prefeitura busca a ampliação de serviços e a possibilidade de ampliar a idade das pessoas atendidas, contudo, inicialmente precisou-se dessa limitação.
O Centro de Autismo compreende ainda atendimentos aos pais.
Unitea
O Instituto Unitea, de acordo com a gerente executiva e diretora de projetos, Ivonete Aparecida Gaike, participou da construção desse Centro de Autismo. Segundo ela, sabe-se que não é o ideal, mas para atender a maior quantidade de pessoas e equilibrando o espaço físico disponível com o recurso liberado, este Centro foi a melhor opção no momento.
Segundo ela, está faixa etária de um a oito anos é a faixa que pode ser mais beneficiada, devido ao potencial para aprendizagens. A diretora ressaltou que segue-se pensando em ampliação dos serviços e assim abranger a todos que precisam de um Centro de Autismo.
Fotos: João Pedro Bressan