Bento Gonçalves

Criança de Bento Gonçalves precisa ser internada após vacina contra Covid-19

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O última sexta-feira (21) foi um dia de susto para uma família de Bento Gonçalves. Durante a tarde, Dileno Slotnicki levou seu filho de 11 anos e um sobrinho para serem vacinados contra Covid-19. Porém, alguns minutos após a dose, o jovem Felipe começou a passar mal, relatando que perdeu a visão e logo em seguida, ficou inconsciente. O menino precisou ser atendido e, posteriormente internado na Unidade de Pronto Atendimento 24h no bairro Botafogo para uma bateria de exames.

Segundo o relato do pai, quando o menino passou mal, ele lhe carregou no colo até o carro e seguiu imediatamente para UPA. Lá, a equipe de saúde aplicou medicação para que o jovem retomasse a consciência, porém, logo em seguida, ele voltou a desmaiar, necessitando de internação.

O pequeno Felipe fez diversos exames para constatar seu estado de saúde. Uma equipe de médicos e da vigilância epidemiológica o avaliou na manhã de sábado (22) e, posteriormente, liberou o menino para voltar para casa com seus pais.

Em nota, a prefeitura de Bento Gonçalves afirmou que “o prontuário médico não apontou correlação com a vacina”, desta forma, a vacinação em crianças seguirá normalmente na cidade.

Confira a nota na íntegra:

Desde a última quarta-feira (19) a Secretaria da Saúde iniciou a Campanha de Vacinação para crianças de 05 até 11 anos no Município. Cerca de 90 crianças foram imunizadas.

Na última sexta-feira (21) uma situação adversa foi registrada quando uma criança de 11 anos deu entrada na UPA após um desmaio. De acordo com a secretaria da Saúde, a criança realizou a vacina sem intercorrências, e passado o tempo de observação ao sair da unidade apresentou uma síncope (desmaio).

Ela foi encaminhada para UPA, no bairro Botafogo, onde foi prontamente atendida. A criança chegou ao local consciente e não foi necessária a administração de medicação para reanimar. Ela seguiu em observação até a manhã do sábado (22), sendo liberada. Foram realizados todos os exames laboratoriais, de sangue e eletrocardiograma não sendo constatada nenhuma anormalidade. A secretaria permaneceu em contato com a família. 

A Secretaria da Saúde notificou a 5ª Coordenadoria de Saúde e Centro Estadual de Vigilância sobre o caso. O prontuário médico não apontou correlação com a vacina.

A vacinação para as crianças segue normalmente dentro dos protocolos estabelecidos para vacinação do grupo.”