A cidade de Sapiranga registrou a terceira morte por gripe influenza no Estado. A vítima foi uma criança de apenas 11 meses, que, segundo os pais, não havia sido vacinada pois estava resfriada e tomando antibióticos.
A criança morreu na última quarta-feira (15), mas a confirmação do óbito por influenza só foi dada para a família na sexta (17), e divulgada pela Prefeitura da cidade, através de nota oficial no Facebook, na manhã de domingo (19).
Maria Luiza Laranjeira Vieira, de 11 meses, havia sido encaminhada com febre, ainda no domingo (12), para um hospital da cidade. No dia em questão a menina foi liberada após rápida examinação. Na segunda-feira (13), sem apresentar melhoras, a mãe retornou ao hospital com a criança, onde foram realizados alguns exames e iniciado um tratamento médico contra bronquite. Ainda sem apresentar melhoras, segundo a mãe, a criança teria sido encaminhada para a emergência, onde ficou mais de 12 horas sem atendimento médico.
Os laudos médicos iniciais confirmavam que a morte da menina havia sido causada por uma insuficiência respiratória causada por bronquiolite aguda, fato que foi desmentido pouco tempo depois, quando foi confirmado o óbito por influenza.
Essa é a terceira morte confirmada por gripe influenza no Rio Grande do Sul, as primeiras sendo de dois idosos, de 71 e 79 anos, respectivamente das cidades de São Gabriel e Barra do Ribeiro.
A campanha de vacinação contra a gripe influenza vai até o dia 31 de maio!