Comportamento

Cresce número de pontos impróprios para banho nas praias Catarinenses

Foto: Emilio Nunes
Foto: Emilio Nunes

O número de pontos impróprios para o banho nas praias de Santa Catarina teve um aumento nos últimos dias. Conforme o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), dos 229 locais avaliados, 77 estão contaminados. O número representa que um a cada três pontos está poluído, ou seja 33,6%do total.

O Instituto explica que a contaminação por esgoto doméstico é verificada pela contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais e que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

Só em Florianópolis, dos 85 locais avaliados, 23 estão impróprios para o banho, o que representa 27% dos pontos poluídos. Uma das situações mais críticas aparece em Balneário Camboriú: dos 15 pontos avaliados, 12 estão impróprios (80%). Em Porto Belo cinco dos seis pontos da análise estão impróprios, já em Bombinhas, são nove locais avaliados e cinco impróprios.

Araranguá, Jaguaruna, Passo de Torres e Imbituba são os únicos municípios englobados pelo relatório onde todos os locais estão próprios. As coletas foram realizadas de 14 a 16 de janeiro nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.