
Nesta primeira quinzena de dezembro, os Creas da Região Sul fiscalizarão cerca de 900 hoteis, com o objetivo de garantir a segurança para os usuários. Com a retomada do setor de turismo diante do ritmo avançado da vacinação contra a covid-19, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) do Rio Grande do Sul (RS), do Paraná (PR) e de Santa Catarina (SC) fiscalizarão empreendimentos hoteleiros.
A Operação Hotel mais Seguro irá verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados. A primeira fase da ação terá como foco empreendimentos na região litorânea e Serra Gaúcha.
De acordo com a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, o objetivo da operação é orientar, prevenir e conscientizar sobre a importância da contratação de profissionais e empresas habilitados.
O Eng. Civ. Ricardo Rocha, presidente do CREA-PR, esclarece que a intenção da fiscalização é ajudar a minimizar os riscos de acidentes. “Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis fiquem atentos na regularização de itens ou equipamentos”, reforça.
O presidente do CREA-SC, o Eng. Civ. e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier ressalta que que a ação visa contribuir para a certificação desses empreendimentos. “O setor turístico catarinense já está investindo em segurança”, aponta.
Ao todo, nos três Estados, a ação atingirá cerca de 900 estabelecimentos.