Opinião

Cozinha Viva: Tomates secos e tomates secos em conserva

Cozinha Viva: Tomates secos e tomates secos em conserva

Olá pessoal, vocês concordam que um molho pode incrementar qualquer prato? Como massas, risotos, carnes, saladas, torradinhas… Esse que vou ensinar pode ser utilizado em qualquer ocasião, ensinarei a fazer “Tomates secos na conserva”, anote aí!

Ingredientes:

  • Para o tomate seco
  • 500 gramas de tomates (qualquer variedade)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • ½ colher de chá de sal

Modo de preparo: Higienize os tomates e faça rodelas bem grosseiras, em uma forma levemente untada com azeite de oliva os misture com um pouco do açúcar e o sal e deixe repousar por 30 minutos, para que os tomates desidratem e libertem o suco. Depois escorra esse líquido e leve os tomates para assar durante 30 minutos. Retire os tomates do forno, escorra novamente o líquido e vire-os, para assar agora do outro lado. Polvilhe com a mistura de açúcar e sal e asse novamente por mais 30 minutos. Repita este processo quantas vezes forem necessárias até fiquem sequinhos de ambos os lados. No total, este processo de desidratar tomate no forno pode demorar de 2 a 4 horas.

Tomates secos em conserva

Ingredientes

  • 1 xícara de azeite (sugiro azeite de milho)
  • 2 dentes de Alho

Modo de preparo: Leve ao fogo baixo meia xícara de azeite e frite ligeiramente os dentes de alho esmagados ou picados (para conseguir um azeite aromatizado), coloque este azeite aromatizado num pote de vidro, e junte os tomates já desidratados é preciso que estejam completamente frios, preencha com o restante do azeite. Feche bem e está pronto.

Dica da Zana: Armazene num local escuro e seco durante várias semanas ou até 03 meses, e depois de aberto reserve na geladeira e consuma em 05 dias.