Comportamento

Covid-19: Ocupação de UTIs apresenta leve aumento no RS

Mesmo com elevação dos casos em UTIs, as hospitalizações por conta da doença estão abaixo de cem pelo 11º dia consecutivo

Foto: Ricardo Giusti / Divulgação
Foto: Ricardo Giusti / Divulgação

Após dois dias seguidos de queda, as hospitalizações por conta do novo coronavírus em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) apresentavam nesta sexta-feira (22) leve aumento, com 86 pacientes diagnosticados com a doença. São cinco casos a mais em relação à véspera. Apesar do crescimento, o número de internações – conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) – está abaixo do pico verificado em 5 de fevereiro deste ano, quando havia 590 pacientes diagnosticados com a doença em leitos de terapia intensiva.

Mesmo com elevação dos casos confirmados em UTIs, as hospitalizações por conta da doença estão abaixo de cem pelo 11º dia consecutivo. Em comparação a duas semanas atrás, quando as UTIs tinham cem pacientes, houve redução de 14% das internações. A taxa de ocupação geral das UTIs – que envolve todas as doenças – estava em 67,4%, com 1.756 pacientes. Conforme boletim epidemiológico da SES, mais três pessoas perderam a vida em decorrência de complicações da Covid-19 no Estado.

Com isso, o total chega a 39.250 desde o início da pandemia. Com 125 óbitos registrados até ontem, o mês de abril deve consolidar a tendência de queda de mortes no Estado. Em março, a SES contabilizou 586 mortes por conta da doença, ou seja, mais de quatro vezes ao verificado até 22 de abril. Com mais 631 casos confirmados, o total chega a 2.319.676. Na Capital, após registrar recuo das internações por Covid-19 durante a semana, a ocupação de leitos de terapia intensiva aumentou, com 41 pacientes.

Fonte: Correio do Povo