Carlos Barbosa

Covid-19: Carlos Barbosa anuncia novo decreto para conter aumento de casos na região

Novo decreto é baseado nas orientações da Amesne para todas as prefeituras da Serra Gaúcha

(Foto: Sandro Darsie)
(Foto: Sandro Darsie)

Está em vigor, desde o dia 16 de Maio em todo Estado, o Decreto Estadual que instituiu o Sistema “3As” de Monitoramento (Aviso, Alerta e Ação) para fins de monitoramento do distanciamento controlado e que também, transferiu mais responsabilidade aos prefeitos com relação às novas regras de distanciamento. Com isso, no dia 2 de Junho, foi emitido um Alerta pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado para a Macrorregião Serra, por causa do crescimento de casos e internações por Covid.

O município de Carlos Barbosa, após três semanas de maior flexibilização, sentiu a necessidade novamente em estipular regras mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, amparado pelas definições da Amesne.

Na última quinta-feira (3), os prefeitos da região da Serra Gaúcha se reuniram de maneira remota, para definir estratégias e ações a fim de evitar que o contágio seja ainda maior.

Foram criadas cinco ações que estão programadas na resposta dos municípios ao Governo do Estado. Caso estas ações não sejam cumpridas, na próxima semana, poderá haver o primeiro pedido de Ação efetivamente, seguindo as regras da antiga “bandeira preta”.

Dentre as ações propostas e já enviadas ao Governo do Estado, estão:

1- Busca ativa por pessoas infectadas com a Covid-19, principalmente entre 20 e 59 anos, sendo este, o principal grupo que está no mercado de trabalho. O município entrará em contato com as empresas e entidades industriais como a ACI e CDL, para orientar que isole todo funcionário que vir a apresentar sintomas de Coronavírus e faça o teste o quanto antes, assim evitando o contágio de pessoas próximas a infectada ou que a mesma faça o isolamento sem necessidade;

2- Monitoramento de pessoas positivadas feito pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Brigada Militar;

3- Retorno da campanha de conscientização dos protocolos, pelo rádio e jornal;

4- Fiscalização dos protocolos obrigatórios e variáveis ligados ao Sistema “3As” de Monitoramento, também nos serviços essenciais;

5- Isolamento de parques e praças públicas e aumento das restrições com relação a todo segmento que inclui restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares, eventos infantis, eventos sociais e de entretenimento, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, pubs e cafés com entrada até as 22h e fechamento até as 23h59, podendo reabrir apenas às 6h do dia seguinte, em qualquer dia da semana, com exceção das atividades e serviços essenciais.

O novo protocolo também proíbe shows de música ao vivo em qualquer estabelecimento. Eventos corporativos acima de 100 pessoas e demais eventos poderão acontecer somente mediante autorização do comitê técnico regional da serra.

Para denúncias de aglomerações noturnas ou qualquer outr ato que esteja infringindo estas normas e regras, pode-se entrar em contato pelo disque denúncia 54 3433-2155 ou o 190 da Brigada Militar.