Eventos Climáticos

Cotiporã tem alerta para evacuação em zona de barragem, com subida do rio das Antas

Vale do Taquari enfrenta enchente após fortes chuvas nas nascentes, na Serra

COTIPORÃ
Foto: Divulgação


A forte elevação do rio das Antas no Vale do Taquari, obrigou o acionamento de alerta para evacuação em Cotiporã. A população da área abaixo da barragem recebia através de alto-falantes e sirenes o aviso para deixar suas casas e procurar pontos mais altos.

A alta muito rápida do rio das Antas já havia derrubado parte de ponte que liga Farroupilha e Nova Roma do Sul, após as fortes chuvas na Serra, zona de nascentes dos corpos de água.

Muçum e Roca Sales também enfrentavam a subida da água ao longo da noite. Em pontos mais próximos da margem, ruas já tinha alagamentos próximos ao segundo piso, ilhando moradores em residências.

Fonte: Correio do Povo

Além de Cotiporã: Enchente catastrófica atinge Vale do Taquari

Uma enchente catastrófica atinge o Vale do Taquari, com cidades tomadas pelas águas que subiu rapidamente com metros de altura. Pessoas estão refugiadas nos telhados de suas casas e há apelos por barcos e equipamentos de jet-ski para que sejam resgatadas. Prefeitos da região pedem o apoio aéreo para resgates com helicópteros, mas as condições meteorológicas não permitem.

A situação é dramática no município de Muçum por conta da cheia do Rio Taquari. O município do Vale do Taquari enfrenta um enchente de enormes proporções nesta noite com a altura das águas na área central da cidade atingindo metros de altura e quase alcançando o segundo piso de algumas edificações.

O quadro é descrito como de calamidade em Muçum com o aumento repentino do nível da água em seus rios e barragens. O vice-prefeito Amarildo Baldasso descreveu a situação como “um caos”. Cerca de 50 famílias se encontram presas em suas casas, impossibilitadas de sair devido à água que avança pelas ruas. Além disso, a cidade está sem energia elétrica.