Morre o empresário e relojoeiro Ivo Pioner, fundador da Pioner – Joalheria e Ótica

Empreendedor iniciou o negócio em 1966, aos 24 anos. Ao longo dos anos, tornou-se conhecido como um dos melhores profissionais do ramo em Caxias do Sul, destacando-se pela habilidade e precisão no conserto de relógios

Publicado por
21:05 - 06/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Ótica

Foto: Divulgação

O fundador da Pioner – Joalheria e Ótica, Ivo Pioner, morreu na tarde deste sábado (6), aos 81 anos. Ele estava hospitalizado em Caxias do Sul após sofrer recentemente um AVC. O velório ocorre no Memorial São José, de Caxias do Sul, a partir das 7h deste domingo (7), seguido de cerimônia de despedida às 16h30, no Memorial Crematório São José, às 16h30.

Negócio – Um dos grandes nomes do empreendedorismo da região no último século, Ivo fundou o negócio, focado no conserto e vendas de relógios, aos 24 anos, em 1966. A ótica funcionava na própria residência, no bairro Sagrada Família. Ao longo dos anos, dominou o ofício até se tornar um dos melhores e mais conhecidos relojoeiros da cidade, destacando-se pela habilidade, precisão e perfeccionismo no trato com os mecanismos. A empresa consolidou-se e hoje, conduzida pelos filhos, conta com cinco unidades em Caxias do Sul.

Família – Ivo nasceu em Maquiné, no Litoral Norte, mas cresceu em Caxias do Sul, morando com os avós. Casou-se em 1966, poucos meses antes de abrir o empreendimento. Com a esposa, Claire, teve três filhos, Elisete, Ivonei e Ivandro. O casal também teve destacada atuação comunitária participando da EScola de Pais, da Igreja Católica, por mais de 40 anos. Em 2019, Ivo foi agraciado com o Troféu Ítalo Victor Bersani concedido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

Legado – Em 2016, antes de ter sido eleito presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, o filho Ivonei fez o seguinte relato sobre o pai em matéria da revista NOI que destacou o legado de Ivo Pioner:

“Meu pai é um grande homem. À medida em que ia formando a empresa e nos ensinando a trabalhar, ele também nos ensinou valores que praticamos em nossa vida até hoje. Nosso maior reconhecimento é expresso em gratidão ao mostrar, na nossa prática diária, nos negócios e na vida, o que aprendemos. Isso é importante: ele ver que realmente guardamos suas lições”.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp