A redução de parte das atividades da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o país deve chegar a 60% no segundo semestre de 2017, o que deve ter grande impacto em Bento Gonçalves e região.
Para o inspetor, Lucas Martins, chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, uma das ações drásticas que afetará diretamente é a redução da utilização do radar móvel.
“As estradas federais terão menos radares flagrando abusos de velocidade cometidos por motoristas”, afirma.
A previsão é de que as viaturas que patrulham as estradas federais na região passem a atuar apenas de forma reativa, respondendo a ocorrências em andamento e diminuindo a quase zero as iniciativas de fiscalização.
A redução das atividades vai acarretar na suspensão de escoltas e policiamento aéreo, além de redução do deslocamento de viaturas e desativação de unidades operacionais. A direção nacional do órgão diz que a suspensão é temporária e já há tratativas com o governo federal para recompor o orçamento.
Nos próximos dias, será divulgado um cronograma com o fechamento dos postos da PRF em todo o Brasil. As dez aeronaves que prestam auxílio a vítimas de acidentes, entre outras funções, ficam desativadas.