Farroupilha

Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha

Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresentou nesta terça-feira, dia 24, o projeto de ampliação de abastecimento de água, em Farroupilha. Em parceria com a prefeitura, a empresa promoveu uma audiência pública para detalhar o projeto Sistema Integrado de Abastecimento da Serra Gaúcha, que contempla os municípios de Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Diretor da Corsan Marcus Vinicius Caberlon (Foto: Emilio Nunes)

Conforme o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, o projeto prevê captação de água no Rio das Antas, assentamento de adutoras de água bruta e tratada e a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), em Bento Gonçalves, com capacidade para 1 mil litros por segundo.

“Um projeto grandioso com investimento de cerca de R$ 165 milhões e ele está dividido em duas etapas. A primeira a gente chama de produção, que é uma captação no Rio das Antas e a construção
construção de uma Estação de Tratamento de Água em Bento Gonçalves. A segunda fase é o assentamento de duas adutoras, uma pra Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e a outra exclusiva para Farroupilha”, destacou.

Público prestigiou a audiência pública (Foto: Emilio Nunes)

De acordo com Caberlon, o sistema deve garantir abastecimento de Farroupilha pelos próximos 50 anos. “Nós vamos duplicar a capacidade de água de Farroupilha, serão 350 litros por segundo, ou seja, então o projeto dará garantia de abastecimento para os próximos 50 anos”, salienta.

Pelo cronograma da Corsan, até a metade do próximo ano o contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deverá estar assinado e as obras devem começar em outubro de 2018. A obra deverá ser concluída até 2021.