
Nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu o evento de relançamento do Corpo de Lanceiros Negros de Caxias do Sul. A cerimônia foi organizada em parceria entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e o Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE).
O grupo foi originalmente criado em 2008, tendo importante atuação de resgate e divulgação da contribuição do negro na luta e construção cultural do Rio Grande do Sul. A partir do relançamento, sob direção de José Moreira da Rosa e Sérgio Ubirajara, a proposta do grupo é representar Caxias do Sul em apresentações de temática afrogaúcha a nível municipal e estadual. No evento, foi apresentada também a nova indumentária a ser utilizada pelo Corpo.
Os Lanceiros Negros tiveram importante papel em um dos mais relevantes conflitos da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Tratava-se de um agrupamento militar composto somente por indivíduos escravizados, que iam a combate em troca de sua liberdade.
*Fonte Prefeitura
Confira também no Portal Leouve
Autor de feminicídio é condenado a 17 anos de prisão em Caxias do Sul
O juri não acolheu a história de que Marcos dos Santos, de 38 anos, matou a companheira Maria Dalila Oliveira Moura, 38, por legítima defesa. Por isso, condenou o autor da morte a 17 anos de prisão, sendo 16 anos pelo feminicídio e um ano pela ocultação do cadáver. O juri durou cerca de 10 horas, iniciou por volta de 09h30, finalizando às 19h30 desta quarta-feira (31).
O crime ocorreu em 27 de dezembro de 2020. A vítima foi assassinada dentro de casa e teve o corpo jogado em um matagal. Conforme a investigação, Dalila estava em casa com o companheiro. Ela residia na rua Farrapos, no bairro Exposição. Ali, teria ocorrido o crime. A causa da morte da vítima de acordo com a perícia foi um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). O companheiro da vítima, colocou o corpo da mulher no carro e jogou no mato, por baixo de folhagens, na Estrada Municipal José Casal, em São Luiz da Nona Légua, interior de Caxias. (Reportagem completa no link acima)