Com a chegada do inverno, é comum que pessoas utilizem de artifícios para aquecer a casa nos dias gelados. Seja com lareiras, fogões a lenha ou aquecedores, é muito importante que se mantenha segurança nestes momentos para evitar acidentes como queimaduras ou incêndios. Pensando nisso, o Portal Leouve promoveu uma live com o sargento Everaldo, do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, para repassar dicas de cuidados e segurança durante essa época do ano.
O sargento comentou que as ocorrências de princípios de incêndio são rotineiras principalmente no começo do inverno. A corporação pede que a comunidade tenha cuidado ao manusear esse equipamentos. Ele comentou sobre o uso do fogão a lenha e de geladeiras para secar roupas, por exemplo, com o uso de sanfonas ou da aproximação de cadeiras com as roupas próximas ao fogo.
Sobre as lareiras ecológicas, muito usadas, ele deixa claro que a maioria dos acidentes não ocorre diretamente com a lareira, mas com um descuidado no uso do álcool. Ele alerta para que a população faça o uso conforme as normas contidas no manual do proprietário.
“O que a gente salienta sempre é que as pessoas tenham cuidado em todo o ambiente. Se ele já estava com outro tipo de artefato ligado, se ele já está com um condição favorável para um incêndio. É preciso ter todo o cuidado com o enchimento da lareira, tendo atenção ao manual, que fala em um ou dois centímetros apenas de álcool para que ele não transborde nas laterais e cause um incêndio na hora de seu acendimento”, disse.
Sobre o uso de latas de alumínio com álcool para aquecer quartos ou banheiros, o sargento salienta que essa ação é muito arriscada devido a queima de oxigênio provocada pelo fogo, o que pode levar a um desmaio da pessoa por falta de ar, além do risco de que o dispositivo vire e cause um acidente maior.
Everaldo ainda deu dicas sobre o armazenamento de produtos inflamáveis e sobre a limpeza das chaminés usadas nas lareiras da residência.
Confira a entrevista completa.