Bento Gonçalves

Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves combate incêndios em Santa Tereza

Imagem: Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves
Imagem: Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves

A última segunda-feira (27), foi um dia agitado para o Corpo de Bombeiros Militares de Bento Gonçalves. Durante a data, a corporação foi acionada para combater dois incêndios em vegetação no interior do município de Santa Tereza. Ambos ocorreram ao final da manhã entre 11h10min e 12h10min, nas linhas Cesca e Bento, respectivamente.

No primeiro sinistro, o fogo foi causado pela queda de cabos de energia elétrica na vegetação seca, dando assim início ao fogo, que logo se alastrou para o mato, arriscando atingir um parreiral. A guarnição compareceu no local e realizou o combate ao fogo com a ajuda de agricultores que utilizaram tratores com pulverizadores com água para controlar as chamas. Neste caso, a guarnição usou aproximadamente 15.000 litros de água do combate que durou 1 hora.

Logo em seguida, no segundo caso do dia, uma equipe foi até localidade de Linha Bento, entre Santa Tereza e Santa Bárbara onde combateu um incêndio em vegetação em uma plantação de eucaliptos, onde o fogo atingiu a copa das árvores, sendo utilizado aproximadamente 60.000 litros de água no controle e combate as chamas. O incêndio tomou grandes proporções e assustou os moradores, sendo necessário o apoio de caminhões pipa da prefeitura de Santa Tereza para o abastecimento da viatura de bombeiros. A guarnição de serviço conseguiu controlar o fogo quatro horas após o início do combate.

Em ambos os casos, não houveram feridos.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves adverte que realizar queimada é crime ambiental, previsto em Lei de Crimes Ambientais e no Código Penal Brasileiro. Além disso, a corporação orienta que não sejam realizadas queimadas de nenhuma material ou vegetação, e adverte, para o período de estiagem onde a vegetação seca proporciona um alastramento muito rápido do fogo, que poderá colocar em risco vidas humanas e de animais, além do patrimônio público e privado.