Polícia

Coronel Cláudio dos Santos Feoli assume o Comando Geral da Brigada Militar

Foto: Claudionor da Rosa Machado
Foto: Claudionor da Rosa Machado

A Brigada Militar realizou, na sexta-feira (18/03), a solenidade que oficializou a passagem de Comando-Geral. A cerimônia ocorreu Estádio General Cipriano, na sede do Departamento de Ensino, em Porto Alegre. Durante o ato, o coronel Vanius Cesar Santarosa, que completou 35 anos de serviço ativo e foi transferido para a reserva remunerada, transmitiu o cargo para o coronel Cláudio dos Santos Feoli. Por sua vez, o coronel Feoli, que até então ocupava o cargo de subcomandante-geral, passou a função para o Coronel Douglas da Rosa Soares.

O atual comandante-geral, coronel Feoli é natural de Porto Alegre e ingressou na BM em 1991. Desde então, já atuou como oficial subalterno no 11º Batalhão de Polícia Militar e oficial intermediário na Academia de Polícia Militar e Batalhão de Operações Especiais (BOE). O oficial, que é especialista em controle de distúrbios civis, foi comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque e antes de assumir a função de subcomandante-geral da corporação, em 2021, foi o idealizador e fundador do Comando de Polícia de Choque, onde foi o titular até receber o convite para assumir o primeiro posto na linha do comando-geral da corporação.

O novo subcomandante-geral também é nascido em Porto Alegre e egresso da mesma turma de formação de oficiais do coronel Feoli, de 1991. Em sua carreira da BM, já atuou no 9°, 20°, 21° e 29º Batalhões de Polícia Militar e no 4° Regimento de Polícia Montada (4º RPMon). O oficial, que é especialista em operações de risco, foi comandante do extinto Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e subcomandante do antigo BOE, que mais tarde passou a se chamar Bope, unidade a qual também assumiu posteriormente como comandante. O coronel ainda foi subcomandante e comandante do 11° BPM, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari e antes de assumir a função de subcomandante-geral, ocupava o cargo de comandante do CRPO do Vale do Rio dos Sinos.

Ao final do evento, o Governo do Estado realizou o ato de entrega de 70 viaturas semiblindadas à corporação, sendo 51 caminhonetes Hilux e 19 SW4. As novas viaturas somam um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões, com recursos oriundos do Programa Avançar e do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg).

A iniciativa contemplará os municípios de Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Guaíba, Eldorado do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Uruguaiana, Lajeado e Santa Cruz do Sul.

Durante a solenidade, o comandante substituído coronel Vanius Cesar Santarosa, discursou: “Meu desafio era de comandar mais de vinte mil homens e mulheres no sentido de proporcionar mais segurança e mais tranquilidade aos quase 11 milhões e meio de gaúchos, e assim o fizemos na brigada militar cujo a missão constitucional é de executar o policiamento ostensivo, mesmo diante de todas as adversidades que o momento nos apresentou. Planejamos e executamos a nossa missão de forma a ser mais ostensivo e assim conseguindo diminuir a prática de muitos crimes”.

E em seguida, a fala do governador do estado Eduardo Leite: “Nós temos orgulho dessa corporação quase bicentenária, e nos orgulhamos muito da qualidade daqueles que compõem a segurança pública que nos dão uma condição através de uma integração do programa RS seguro que tem rendido esses indicadores que demonstram a melhoria da segurança do estado”.

Estavam presentes prestigiando o evento o Governador e o Vice-Governador do estado, Eduardo Leite e Delegado Ranolfo Vieira Júnior, o Procurador-Geral de Justiça do estado Marcelo Lemos Dornelles, o representante do Tribunal de Justiça do estado, Desembargador Alberto Delegado Neto e o representante da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Frederico Antunes.