Em comemoração aos 10 anos do emaranhando reverberante de artistas do Coro Juvenil do Moinho/UCS, a cidade de Caxias do Sul recebe uma programação super especial como forma de celebração. Ao longo do semestre, diversas atividades culturais serão realizadas.
Quem abre as festividades é a exposição “10 Anos do Coro Juvenil do Moinho/UCS”, que inicia na próxima quinta-feira (10), no Campus 8 da UCS. Com a proposta de evidenciar, valorizar e registrar os aspectos históricos que consolidaram a presença do COJmo no cenário coral brasileiro. A exposição se organiza a partir de um caráter artístico reunindo fotografias, vídeos e outros materiais gráficos, além de figurinos do coro. Na abertura, no vespertino e à noite, haverá apresentação do grupo.
A curadoria foi concebida pela professora Aline Fagundes, atrelada a um coletivo que conta com a diretora artística do COJmo, Cristiane Ferronato, o designer Vini Agliardi, o fotógrafo Maurício Concatto, o editor de vídeos Michel Kriger, e ainda uma equipe de cantores-produtores.
Ainda no mês de agosto, dia 26, será realizado o 3º Encontro de Coros. No Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, À noite, às 20h, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, serão realizadas apresentações com entrada gratuita. Tendo o Coro do Moinho como anfitrião, a programação traz a cidade o Madrigal Presto, de São Leopoldo, e os Grupos UPA Jovem e UPA!, de Porto Alegre.
Destaques na cena cultural do Estado, o UPA! Jovem e Grupo UPA!, capitaneados pelo regente e doutorando em regência contemporânea pela Royal Academy da Dinamarca, Federico Trindade. Já o Madrigal Presto tem repertório que enfatiza obras corais, interpretando composições feitas originalmente para coro misto expoente da história do Movimento Coral gaúcho. É regido pelo maestro João Paulo Sefrin e conta com a preparação vocal da conceituada Lúcia Passos, profissional de referência no cenário de técnica vocal.
Mais da Programação do Coro
Já nos dias 28 e 29 de outubro, o Teatro Municipal Pedro Parenti, recebe o Concerto de 10 Anos do COJmo. Com concepção, regência e coordenação da maestrina Cristiane Ferronato, além da participação direta dos músicos Giovane Albarello e Julio Cesar Sosnoski e a concepção de figurinos de Julia Webber, o programa vai contemplar um mosaico de canções que marcaram a história do COJmo nesses 10 anos, além de músicas novas selecionadas ou arranjadas sob medida para esta celebração. Canções dos espetáculos “Tanto Mar”,“Saltimbancos”, “Contrapontos” e “Moinho Nômade”também devem compor o repertório. Para a comemoração, ex-integrantes serão convidados a interpretar antigos e novos repertórios do grupo. O ingresso custará R$ 30, com meia-entrada para estudantes, artistas e idosos.
É previsto também para o dia 14 de dezembro o 4º Sarau Cojmico, no Zarabatana Café. Aberta ao público, a apresentação terá músicas cantadas pelo coro, além de apresentações solo, em duplas ou em pequenos grupos, integrados pelos cantores do coro. A proposta é ter um encontro com atrações diversas incluindo dança, performance de beat box, intervenções poéticas e/ou músicas autorais valorizando as habilidades artísticas singulares de cada cantor.
Coro Juvenil do Moinho/UCS | Elenco 2023
Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Bárbara Brito Sponga, Caroline Piccoli, Débora Kieling Pavan, Larissa Vitória Waiss, Luiza Ebert de Oliveira, Luiza da Silva Laurini, Susiana Settim, Sabrina Maitê Fragoso.
Mezzo Sopranos: Caroline Nunes Pereira, Gabriela Javornik, Jéssica Machado Boeira, Júlia Charão Ferraz, Monique Manoela Mano, Priscila Machado Boeira.
Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva, Gabriela SauthierRegallin, Juliana de Paula Viganó, Juliana Vieira, Manuela Rettore, Marina Benites De Conto.
Tenores: Eduardo Barcarol dos Santos, Eduardo Ribeiro Matias, Felipe Guaragni Dalbosco, Lucas Luna, Matheus Caregnato Sacchet, Pierre Jonson de Oliveira Ribeiro, Théo Alvarenga Ribeiro, Walington Marcelus Javornik.
Barítonos/Baixos: Diego Rossa Fonseca da Silva, GabrielMarotto Alves, Gregor Dimitri Teixeira Karoleski, Mateus Pires Cunegatto, Vinícius do Nascimento Bueno.