A Conmebol, entidade que administra o futebol da América do Sul, anunciou na noite da última segunda-feira (19) mudanças no formato da Copa Sul-Americana, segunda principal competição de clubes do continente. De acordo com o comunicado, as modificações visam manter o número de partidas, mas tornando a fase de grupos e as oitavas de final mais dinâmicas e exigentes. Esse modelo é simular ao utilizado pela UEFA na Liga Europa.
Com isso, a primeira fase será disputada em partidas únicas, eliminando a modalidade de jogos de ida e volta. “Com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade da competição e conseguir um torneio dinâmico e exigente, a Conmebol está introduzindo algumas mudanças no formato”, afirma a entidade. Tais mudanças já entram em vigor na temporada de 2023.
Além disso, as equipes que terminarem em segundo lugar em seus grupos não serão mais eliminadas diretamente, mas terão a chance de avançar para as oitavas de final ao disputar um play-off com os clubes localizados na terceira posição da Libertadores.
Com estas modificações, a competição mantém o número de partidas, ao mesmo tempo em que ganha mais interesse e atração na fase de grupos e nas oitavas de final. São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino representarão o Brasil na competição.