O clima que envolve os grandes craques da Copa do Mundo na época da disputa tende a deixar as seleções com maior número de estrelas como favoritas ao título, no entanto ao longo da história existiram seleções que não necessariamente foram campeãs, mas surpreenderam o mundo com a campanha alcançada.
Relembre algumas dessas campanhas históricas.
PORTUGAL – 1966
Em 1966, Portugal disputava sua primeira Copa do Mundo e tinha como grande craque o atacante Eusébio, este que na época atuava no Benfica. Após vencer os três jogos na primeira fase, inclusive eliminando o Brasil no jogo decisivo, os portugueses enfrentaram nas quartas de final a seleção da Coreia do Norte, no entanto acabaram caindo nas semifinais para a seleção da Inglaterra, esta que se tornaria campeã daquele mundial.
CAMARÕES – 1990
Comandada por Roger Milla, a seleção de Camarões fez história na Copa do Mundo de 1990. Na fase de grupos, os africanos venceram dois jogos e perderam um, passando na primeira colocação. Posteriormente, na fase de oitavas de final os camaroneses venceram a Colômbia por 2 a 1 e rumaram para as quartas de final, na qual acabaram sendo eliminados para a Inglaterra, terminando o mundial na quinta colocação.
BULGÁRIA – 1994
Sem participações memoráveis em Copas do Mundo, a seleção da Bulgária chegou para a disputa em 1994 sem pretensões, no entanto o que se viu foi um espetáculo memorável. Mesmo perdendo o primeiro jogo, a equipe se classificou em segundo, eliminando a poderosa Argentina. Nas oitavas a equipe eliminou o México e tinha de enfrentar a Alemanha, campeã mundial em 1990 e para surpresa geral, acabou vencendo por 2 a 1. Nas semifinais porém acabaram sendo eliminados pela Itália por 2 a 1 e depois perderam a disputa para a Suécia, terminando a campanha na quarta colocação.
COREIA DO SUL – 2002
A primeira Copa do Mundo disputada em dois países foi em 2002, onde o mundial se revezou entre Japão e Coreia do Sul e justamente a segunda teve participação histórica no torneio. Após terminar a fase de grupos na primeira colocação do Grupo D, os coreanos eliminaram nas oitavas de final a seleção da Itália e nas quartas a Espanha, mas acabaram sendo eliminadas pela Alemanha nas semifinais e depois perderam a disputa pelo terceiro lugar para a seleção da Turquia.
COSTA RICA – 2014
Uma das grandes zebras recentes das Copas, a Costa Rica fez em 2014 uma campanha histórica. Na fase de grupos, avançaram em primeiro lugar vencendo o Uruguai, a Itália e empatando com a Inglaterra. Nas oitavas de final eliminaram a Grécia, mas acabaram caindo para a Holanda nos pênaltis, nas quartas de final. Terminando em sétimo lugar a campanha.
Faltam três dias para a Copa do Mundo