Algumas vezes ao longo da história a seleção campeã não conseguiu defender o título com o se esperava, no entanto em certas ocasiões estas campanhas acabaram ainda na primeira fase do torneio.
Relembre as seleções campeãs que não passaram da primeira fase na Copa seguinte.
BRASIL – 1966
Tendo conquistado as Copas de 1958 e 1962, o Brasil sequer passou da primeira fase em 1966, no mundial disputado na Inglaterra. Apesar de vencer o primeiro duelo por 2 a 0 contra a Bulgária, a seleção perdeu para a Hungria e Portugal, ambas por 3 a 1 e se despediu do torneio. Pelé, Garrincha e Tostão estavam naquela equipe.
FRANÇA – 2002
Após derrotar o Brasil na final de 1998, a França chegou ao mundial de 2002 como uma das grandes favoritas, no entanto a atuação não poderia ser pior. Em três partidas, duas derrotas e um empate e nem um gol sequer foi marcado. Zinedine Zidane, Djibril Cissé e Thierry Henry são alguns dos craques daquele time.
ITÁLIA – 2010
Depois de ter conquistado o tetracampeonato em 2006, a seleção da Itália decepcionou na Copa da África do Sul. Não vencendo nenhum jogo, terminou a primeira fase na última colocação com dois pontos conquistados. Defendiam a Itália em 2010 nomes como Andrea Pirlo, Antonio Di Natale e Gianluigi Buffon.
ESPANHA – 2014
Vencedora da Copa de 2010, a Espanha chegou ao Brasil como seleção a ser batida, e foi. A campanha já começou ruim, sendo goleada por 5 a 1 pela Holanda na estreia. A vitória diante da Austrália na última rodada não foi suficiente para que os espanhóis avançassem de fase. Iniesta, Xavi, Sérgio Ramos e Gerard Piqué, campeões em 2010 estavam no elenco em 2014.
ALEMANHA – 2018
Grande sensação após a Copa de 2014, onde foi campeã e goleou o anfitrião Brasil pelo placar de 7 a 1, a Alemanha foi eliminada na fase de grupos da Copa na Rússia. Com uma campanha fraquíssima, os alemães venceram apenas uma partida e deram adeus ao pentacampeonato. Manuel Neuer, Mesut Ozil e Thomas Muller estavam na seleção alemã de 2018.
Faltam dois dias para a Copa do Mundo.