Bento Gonçalves

Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves lança campanha escolar para combater a violência contra público feminino

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, em parceria com a Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, realiza a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência Doméstica”. Ao longo do evento, ações e atividades serão realizadas para promover a conscientização e a não violência.

Uma das motivações para estas ações é por conta das análises feitas após as atividades e palestras ministradas durante o mês de agosto, onde percebeu-se que o público de idade menos avançada teve pouco contato com conteúdos a respeito da não violência. Outra questão averiguada é o alto número de ocorrências registradas por pessoas destas faixas-etárias.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold, destacou a importância do projeto e como serão os trabalhos.

“É um tema que precisa estar na pauta diária das pessoas, como também, de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Desta forma, vamos apresentar a rede de proteção à Mulher do município, para que conheçam os integrantes e o seu funcionamento, para em caso de necessidade pessoal ou de terceiros, saber como procurar apoio ou denunciar. Daí pensamos em abordar o tema dentro de um Concurso de Redação e realizar palestras nas escolas”.

O concurso tem como tema “Caminhos para a prevenção da Violência contra a Mulher” e é direcionado para todas as escolas do município que queiram participar. As três melhores redações, que serão avaliadas por comissão, irá ganhar premiação.

Patrícia salienta que “o período de 25/11 a 10/12 são datas marcantes e trabalhadas em todo mundo, mas iniciamos antes a programação em virtude  do Concurso de Redação, pela necessidade de tempo para os alunos e escolas produzirem seus textos e enviarem para que a premiação coincida com a data de encerramento da mesma”.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressalta que “busca-se atuar na conscientização para que possamos chegar a um ponto de prevenir todos esses índices de violência contra a mulher, para que no futuro, a gente consiga ter um maior percentual de trabalho só na prevenção e não no enfrentamento, não depois que os atos e delitos forem cometidos. Além das mulheres, os jovens precisam levar para o seus familiares essa conscientização, para que as pessoas estarem precavidas e terem em mãos a informação certa e dizer não para a violência contra a mulher”.

A programação da campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência Doméstica” inicia dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e encerra no dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.