A prefeitura de Bento Gonçalves interrompeu a vacinação dos funcionários das indústrias da cidade contra a Covid-19 após uma recomendação da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Caxias do Sul, baseada em uma resolução da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul publicada no final de junho. De acordo com a secretária de saúde bento-gonçalvense, Tatiane Fiorio, a partir de agora, a campanha de imunização será dirigida apenas por faixa etária, que hoje oferece a vacina para pessoas com 35 anos.
De acordo com a Resolução nº 158/21 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado, afirma que “a continuidade da campanha de vacinação será realizada por faixa etária, avançando em ordem decrescente de idade na população de 18 a 59 anos”, e determina que as doses distribuídas aos municípios para atender o público acima dos 50 anos que ainda não estão imunizados e garantir a segunda dose das vacinas Coronavac, produzidas pelo laboratório Sinovac/Butantan, e Covishield, do laboratório AstraZeneca/Fiocruz.
A resolução estadual estabelece um novo procedimento em relação ao Plano Nacional de Imunização, que pelo menos desde a quinta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, publicada em março deste ano, previa a possibilidade de vacinação em diversos grupos profissionais entre os prioritários para receber a vacina, entre eles os trabalhadores das indústrias. Dessa maneira, ainda que a vacinação desses profissionais na cidade tenha iniciado após a publicação da resolução do CIB, a medida não é considerada irregular.
Desde o início de julho, a prefeitura de Bento Gonçalves distribuiu a vacina, principalmente as produzidas pelo laboratório Janssen, de dose única, para funcionários mais de uma dezena de indústrias da cidade, contemplando principalmente as empresas com mais empregados. “Conseguimos avançar nas indústrias com o maior número de funcionários”, avalia a secretária municipal. Segundo um levantamento da secretaria municipal da Saúde, este grupo exige a aplicação de pouco mais de 1,8 mil doses, o que praticamente foi atingido. Os imunizantes foram aplicados diretamente nas empresas, não necessitando que os funcionários se dirigissem ao sistema de saúde público ou ao drive-thru da vacinação realizado no Parque de Eventos.
A expectativa da prefeitura é que a vacinação da população por faixa etária, entre a primeira e a segunda doses, seja estendida até novembro. Conforme a secretaria de Saúde, Bento Gonçalves alcançou cerca de 70 mil pessoas imunizadas com a primeira dose e dose única da vacina contra o coronavírus. A previsão é que, até amanhã, sexta-feira, 23, a imunização alcance pessoas a partir de 35 anos. No domingo, 25, será oferecida a segunda dose para quem se vacinou nos dias 23 e 27 de abril. Na próxima semana, o município anuncia o início da vacinação de adolescentes com comorbidades, que será disponibilizada para pessoas com idades entre 12 e 17 anos. Para receber a dose, será preciso fazer o agendamento, que começa nesta sexta-feira, 23, no Espaço de Saúde do Idoso, localizado no bairro Progresso, pelo telefone (54) 3055-8518, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. É necessário apresentar documento com foto, atestado médico, exame ou receituário do medicamento associado à comorbidade. Entre as doenças pré-existentes estão obesidade grave, diabete mellitus e doença cardiovascular.