
A Cooperativa Vinícola Garibaldi abriu a época da vindima projetando uma colheita de 28 milhões de quilos de uva. Nesta sexta-feira (6), as quase 450 famílias associadas começam a entregar as primeiras uvas da safra 2023.
Leia também:
Veraneio da Vindima celebra o início da colheita da uva, em Garibaldi
Diferentemente do período de seca do ano passado, que prejudicou áreas localizadas de cultivo e trouxe quebra de 15% na produção, neste ano as condições climáticas estão mais favoráveis. Por isso, a projeção é de uma colheita de até 28 milhões de quilos, quase 7% a mais do que o recebido no ano passado, quando foram colhidos 26,2 milhões de quilos.

As projeções otimistas também predominam na avaliação do enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari. “Até o momento tivemos condições climáticas que permitiram um bom desenvolvimento das uvas. De agora em diante, as previsões indicam poucas chuvas e boa amplitude térmica, o que favorece a maturação das uvas e nos permite colher com os melhores índices de açúcar, acidez e compostos fenólicos. Temos a expectativa de, novamente, colher uma boa safra, que dará origem a vinhos, espumantes e sucos de excelente qualidade”, complementa.
Fotos: Augusto Tomasi/Divulgação
Vinícola Garibaldi