Caxias do Sul

Cooperativa de motoboys é sugestão da categoria em Caxias do Sul

Reuniões entre legislativo e representantes da categoria já foram realizadas, sendo buscada uma parceria para dar andamento ao projeto

(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)
(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

A formação de uma cooperativa de motoboys em Caxias do Sul foi pauta nas últimas semanas entre o presidente do legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós, e representantes da categoria dos trabalhadores, na pessoa de Odair José de Souza. A ideia do projeto é juntar os profissionais do ramo e oficializar a construção de uma categoria preparada para reivindicar direitos e cobrar respostas das autoridades diante dos objetivos dos trabalhadores, visando segurança e capacitação de trabalhadores, além de qualidade no serviço prestado.

Conforme Odair, a proposta visa aproximar o motoboy da comunidade, devido ao leque de oportunidades e setores que vão estar disponíveis para ele e para os negócios caxienses.

“Essas ideias vem com foco de fomentar não só a parte do trabalho dos motoboys, de forma mais eficiente, trazendo o motoboys para dentro da comunidade e orientando ele quanto as questões do trânsito, dos acidentes, que a gente precisa ganhar uma visibilidade hoje das pessoas de que o motoboy é útil, ele é necessário para a comunidade. É dessa forma que conquistaremos a confiança das pessoas e teremos um bom resultado”.

Ainda segundo Odair, no setor há diversas dificuldades. Com a cooperativa, estruturas como apoio educacional e segurança trará mais qualidade para o motoboy e para os envolvidos nos negócios da cidade que precisam dessa mão de obra.

Até o momento, são buscadas alternativas para a criação de uma plataforma digital para o trabalho, na opinião de Odair, será revolucionário na cidade, além de destacar a capacitação dos motoboys mais novos. “Vamos montar essa estrutura com pessoas capacitadas, tanto na parte técnica de informática quanto de motoboys. A proposta é trazer benefícios tanto para as empresas, de um motoboy consciente, um motoboy educado, que passe confiança que precisamos para manter o bom desempenho para o trabalho”.

Dentre muitos projetos na cooperativa pensados com Odair e outros trabalhadores é a redução de taxas pagas por restaurantes e empresas para mantimento do aplicativo. “Trazemos uma proposta de valor menor de custo para essa plataforma, pois será daqui da nossa cidade, e dessa forma trazer mais benefício para o motoboy, com taxas melhores de entrega e uma integração para oferecer benefícios locais”, destaca o motoboy.

Confira a entrevista completa com Odair José de Souza: