Têm início neste final de semana as convenções partidárias em Bento Gonçalves. A primeira delas terá lugar na Câmara de Vereadores no sábado pela manhã e é do Progressistas, o partido que hoje chefia os poderes executivo e legislativo no município. Diogo Siqueira, Paulo Caleffi, Alcindo Gabrielli, Volnei Tesser, Moacir Camerini e Álvaro Pacheco Becker serão indicados por seus partidos para concorrer ao cargo de prefeito
Apesar de ocupar os dois principais cargos eletivos no município, o Progressistas (PP) abriu mão de ser cabeça de chapa. “Nós já definimos, o candidato a prefeito é o Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) e o vice será o nosso correligionário vereador Amarildo Lucatelli”, diz o presidente do diretório, Carlos Perizzollo.
O partido é um dos maiores do município, com cerca de 1.800 filiados. Mas apenas os 45 membros do diretório votam na convenção – em caso de ausência são chamados os suplentes num número de até 15.
Na tarde de sábado é a vez do PSDB votar pela coligação com o Progressistas e indicar Diogo Siqueira como candidato à majoritária. Apesar do desejo do filiado Filipe Toledo da realização de uma prévia, a presidente do diretório Orildes Loticci disse que já há consenso pela coligação e pelo nome de Diogo.
No sábado dia 12 é a vez de outra dobradinha ser ratificada: PSD e PDT. As duas convenções ocorrem de forma concomitante, pela manhã e nas dependências da Câmara. O PSD vai confirmar Paulo Caleffi como candidato à majoritária e aprovar a parceria com o PDT. E o partido brizolista, que tem o comerciante Ceará Nobre como presidente indicará a professora Eliana Lorenzini para compor chapa como vice. São 1.980 filiados.
O MDB realiza a convenção no domingo 13, a partir das 14 horas. Com 1.932 filiados, é junto com o PP e o PDT, um dos três partidos com maior número de filiados no município. Está tudo planejado para que o ex-prefeito Alcindo Gabrielli seja indicado como candidato a prefeito. Ele virá com o apoio do PL que indicará Evandro Speranza para vice e contará ainda com o apoio do Patriotas.
Fecham as nominatas de candidatos de majoritária os candidatos Volnei Tesser (Cidadana) e Volmar Giordani (PSL). Até o momento está em adiantado estágio de celebração a dobradinha entre os dois partidos, tendo Tesser na cabeça de chapa. A convenção do Cidadania está marcada para o dia 12 à tarde na Câmara de Vereadores
Já o PSB, do ex-vereador Moacir Camerini deve ratificar a candidatura do mesmo apenas no dia 15, véspera da última data prevista em lei para a realização das convenções. Até lá são estudadas possibilidades de coligação, mas a tendência hoje seria de chapa pura, com a definição de que uma das mulheres filiadas do partido seja a candidata a vice.
Alvaro Pacheco Becker é o candidato do Dem, que conta com aproximadamente 140 filiados e tem convenção marcada para o dia 14 (Dem). Até o momento não há indicativo de coligação, mas o presidente Adroaldo Dal Mass ainda mantém reuniões com outras siglas.