Emprego e Carreira

Convenções coletivas dos setores de mercados, funerárias e siderúrgicos são fechadas em Caxias do Sul

Convenções coletivas dos setores de mercados, funerárias e siderúrgicos são fechadas em Caxias do Sul
Foto: Internet

O Sindicomerciários de Caxias do Sul atende inúmeras categorias, dentre elas os funcionários de mercados, funerárias, siderúrgicos e lojas, os quais estão em fase de campanha salarial. As convenções coletivas dos mercados foi fechada nesta semana, com a reposição do  Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 11,92%, já os siderúrgicos e funcionários de funerária terão um acréscimo salarial de 12%.

De acordo com o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho, foram necessárias três reuniões para definir a convenção coletiva com o Sindigêneros, sindicato responsável pelos mercados. O intuito do sindicato patronal era parcelar o INPC, contudo, após as conversas, na visão de Riboldi, foi possível mostrar que os trabalhadores estão com um salário a baixo do poder de compra.

Portanto, a partir da próxima folha de pagamento, os funcionários devem ter o aumento de 11,92% nos salários, no piso e nas cláusulas sociais, sendo elas triênio, quinquênio, auxílio creche, prêmio de domingos e feriados. O salário base dos gêneros alimentícios definidos nestas convenções será de R$1.657,00.

Já a negociação com o Sindilojas segue sem definição. Segundo Nilvo Riboldi não houve acordo com o sindicato patronal, porque eles desejam a retirada do quebra de caixa, o triênio e abertura do comércio no dia 1º de maio. Além disso, sugeriram o parcelamento do INPC, sendo 70% neste mês e o restante em janeiro de 2023, ou 80% do INPC a vista. O sindicalista definiu essas medidas como “retrocesso para a categoria”, por isso, elas não foram aceitas.

Até esta quinta-feira (28), não havia uma data definida para uma nova reunião entre os sindicatos. Ainda, segundo Riboldi não há pretensão de paralisação ou protesto até o momento.