Foi assinado na tarde desta terça-feira (18), a renovação do contrato de gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H) com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Centro Administrativo. O acordo prevê a manutenção dos valores estabelecidos originalmente para a prestação do serviço de urgência e emergência à população, com repasse mensal da prefeitura ao IGH na ordem de R$ 1,8 milhão. A renovação é válida por um ano, podendo ser prorrogada.
Durante a solenidade de assinatura do contrato, pelo prefeito Daniel Guerra, ele lembrou que em um cenário econômico desafiador, há um ano, Caxias do Sul mostrou coragem e abriu a UPA 24H com recursos próprios. “Enquanto outros municípios fechavam suas unidades, inaugurávamos a nossa UPA. Isso só foi possível porque temos uma gestão que respeita o dinheiro público. A UPA se viabilizou graças ao corte no número de cargos de confiança no Município”, afirmou.
O chefe do Executivo destacou ainda a qualidade do serviço prestado pela unidade. “A melhor pesquisa que existe é a voz do povo e ele aprova o atendimento que recebe na UPA 24H. Por isso, renovamos este contrato com muita satisfação”, concluiu.
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, enfatizou o sucesso da parceria público-privada entre a prefeitura e o IGH. “As metas propostas, sob o ponto de vista assistencial e, principalmente, na satisfação dos usuários, foram todas alcançadas e atestam que esta decisão pioneira, de implementar este modelo de gestão compartilhada, foi acertada”, disse.
Paulo Bittencourt, superintendente do IGH, disse que encontrou em Caxias do Sul um ambiente favorável à execução de um bom trabalho. “Vimos aqui uma administração correta e transparente, profissionais e servidores comprometidos em oferecer um atendimento digno e de qualidade à população. Nesse momento de reflexão sobre o futuro do nosso país, esta parceria com o Município e os resultados positivos alcançados pela UPA 24 Horas são exemplo de um Brasil que pode dar certo”, declarou.
UM ANO
Em um ano de pleno funcionamento, a UPA 24 Horas prestou assistência a quase 80 mil pessoas. Mais de 80% dos usuários da unidade classificam o atendimento como excelente. Previamente à assinatura de renovação do contrato, a comissão de recebimento e fiscalização dos serviços da UPA 24H aprovou a prorrogação do acordo. Em relatório, o grupo atestou que os atendimentos da unidade foram feitos regularmente. Também apontou a vantajosidade da renovação da parceria. O documento está previsto no contrato original, firmado com o IGH em 2017, como uma das condições para o lançamento de um aditivo. A comissão é formada por integrantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do IGH e do controle social.
Nesta quarta-feira (19), às 15h, será realizado um ato em comemoração ao primeiro aniversário da UPA 24 Horas, no estacionamento do próprio serviço. A celebração contará com a participação do prefeito Daniel Guerra, de secretários municipais e representantes da SMS e do IGH.