Esportes

Contra o São Joseense, Caxias inicia caminhada pelo acesso à Série C

Confronto está marcado para às 15h30min no Estádio do Pinhão

Grená e São Joseense fazem estreia na Série D
Grená e São Joseense fazem estreia na Série D (Foto: Vitor Soccol/SER Caxias/Divulgação)

Acabou a espera. Após um grande Gauchão, em que terminou com o vice-campeonato, o Caxias estreia na Série D neste sábado (6). Fora de casa, a equipe comandada por Tcheco terá além do São Joseense o gramado sintético como grandes adversários no primeiro jogo da competição.

Por outro lado, o bom retrospecto em estreias na competição nacional joga ao lado do time. Nos últimos anos cinco anos, o Caxias tem quarto vitórias e um empate nos confrontos inaugurais no campeonato nacional. No ano passado, o time venceu o Juventus, de Santa Catarina, por 1 a 0. Vale lembrar que esse jogo foi válido pela segunda rodada, uma vez que a estreia foi adiada devido compromissos do adversário, o Azuriz.

O confronto deste sábado está marcado para às 15h30min no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A partida também marcará a estreia oficial de Tcheco no comando técnico do Caxias.

Como chega o Caxias

A expectativa é grande no Estádio Centenário. Na sétima tentativa de buscar o acesso à Série C, o Caxias chega empolgado e motivado após o grande início de temporada que fez. Mesmo com as saídas de nomes que foram fundamentais no Gauchão, como Bruno Ferreira, Vini Guedes e Jean Dias, a direção Grená agiu rápido e trouxe peças de reposição.

“Expectativa é boa para a estreia, estão chegando reforços, o elenco vai se definindo, ainda não está fechado, estamos esperando oportunidades de mercado para que a gente possa concretizar o fechamento do elenco”, disse Tcheco em coletiva de imprensa na quinta-feira (4).

Sobre os nomes que chegaram recentemente, se destacam os meio-campistas Fabricio Oya e Augusto Galvan, dupla ex-Azuriz e com respaldo do treinador, além do volante Elyeser, que retorna ao Grená após sete temporadas. O goleiro Pedro Paulo, ex-Atlético-GO chegou para disputar posição com André Lucas, entretanto, não será titular na estreia Grená.

Tcheco fará sua estreia pelo Grená
Tcheco fará sua estreia pelo Grená (Foto: Vitor Soccol/SER Caxias/Divulgação)

Para o confronto contra o São Joseense, Tcheco tem algumas dúvidas. O zagueiro Dirceu pode ser um desfalque. O capitão sofreu uma torção no tornozelo no jogo-treino contra o São José na última semana, e não está 100%. Na lateral-direita, o treinador confirmou que Marcelo está fora e que a vaga deve ser de Adriel. Já no meio-campo, Augusto Galvan pode ser uma opção nos 11 iniciais.

“A opção é pelo Adriel por ter um poder ofensivo a mais que o Yago. Ele nos deu essa confiança ofensiva”, destacou o treinador.

Dessa forma, um provável Caxias deve ter: André Lucas; Adriel, Erik Henrique, Ricardo Lima e Dudu Mandai; Marlon, Marciel e David Peninha; Marcelinho (Augusto Galvan), Diego Rosa e Eron.

Como chega o São Joseense

Fundado em 2015, o São Joseense disputa pela primeira vez em sua história uma competição nacional. O clube, que está estruturado no modelo empresa, manda seus jogos no Estádio do Pinhão, que conta com capacidade para 5.200 pessoas. O gramado sintético, é um dos aliados da equipe tricolocar.

Em 2017, o time conquistou a Série C do Campeonato Paranaense, e, em 2021, com o título da Série B, conseguiu o acesso à elite estadual. A boa estreia na primeira divisão paranaense, em que terminou com o sexto lugar, colocou a equipe na disputa da Série D de 2023. Nesta temporada, a equipe que é comandada por Zé Roberto, chegou até às quartas de finais, sendo eliminado pelo Athlético.