Comportamento

Conteúdo, vendas e inovação: Congresso de Rádio e TV reúne centenas de pessoas na Serra Gaúcha

Objetivo do evento é reunir empresários com o intuito de abrir negócios, espaço de conteúdo e ampliar tecnologia

Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM
Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM

O 25° Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, organizado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert), reúne centenas de lideranças do ramo da comunicação desde a noite de terça-feira (22) no Hotel Vestena, em Canela. Com a presença de autoridades, empresários e palestrantes de todo o Brasil, o evento tem como objetivo auxiliar os grupos de comunicação a apostarem cada vez mais na tecnologia e na qualificação de pessoal, seja na área de conteúdo e jornalismo, ou setor técnico e de vendas.

O presidente da Agert , Roberto Cervo Melão, destacou as diversas campanhas promovidas pela associação, em setores como a segurança pública e a vacinação, além de destacar o trabalho feito pela associação nas transições de estações AM para FM.

“Eram apenas 43 canais disponíveis para a migração no Rio Grande do Sul, tenho que agradecer a diversos engenheiros que me acompanharam em diversas viagens à ANATEL e ao Ministério das Comunicações, em busca de uma reversão de desse quadro e da abertura de mais canais. Em dois anos e depois de muitas viagens, já são mais de 100 canais. Sabemos que ainda precisamos mais e vamos seguir trabalhando para isso”, disse.

Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM

Já o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo, defendeu a união dos meios de comunicação como combate a desinformação como meios de polarização no atual cenário brasileiro.

“O nosso setor merece contante atenção para que o rádio e televisão aberta permaneçam fortalecidos. Acredito e defendo que o que nos faz grandes é a união, e somente unidos conseguiremos manter algo que é vital: a permanente defesa da liberdade de expressão e de imprensa, direitos assegurados no Brasil, mas que exigem de toda a sociedade uma vigilância sem trégua. Em tempos de mídias digitais e de desinformação, nosso conteúdo tem cada vez mais a confiança da população. Somos a informação certificada, exercida com responsabilidade, e o que nos sustenta é a credibilidade construída com a permanente busca da verdade”, declarou.

Em sua fala, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), Guliver Leão, pediu apoio das empresas do Rio Grande do Sul na busca pela defesa do setor junto aos deputados federais.

“É com prazer que anunciamos que, em parceria com a Abert, a Fenaert incentivou a criação da Frente Parlamentar da Radiodifusão, que será lançada na Câmara de Deputados no próximo dia 30 de outubro, a iniciativa já conta com mais de 250 assinaturas de apoio e já é considerada uma das maiores frentes parlamentares da Casa. Ressaltamos a importância da participação de todos nessa frente que tem como objetivo é a defesa do nosso setor”.

Superintendente do Grupo RSCOM, Carlos Domingos Piccoli, entrega honraria para homenageada da Agert (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

A secretária de comunicação do Rio Grande do Sul, Tânia Moreira, participou do protocolo de abertura do Congresso representando o governador Eduardo Leite. Em discurso, ela citou o esforço que o Estado vêm fazendo para estar ao lado das emissoras, mesmo em um momento de crise e déficit nos cofres públicos.

O evento segue até à noite de quinta-feira (24).

Veja a programação desta completa do Congresso: