
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de março, o que implica na ausência de cobrança extra nas faturas de energia. De acordo com a agência, a decisão reflete as condições favoráveis para a geração de energia no Brasil.
A cor da bandeira decidida mês a mês reflete a variação dos custos de geração de energia aferida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda. Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde.
Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras tarifárias, classificadas em diferentes níveis, indicam o custo da geração de energia no Sistema Interligado Nacional, afetando diretamente o valor da conta de luz de residências, comércios e indústrias.
Quando a bandeira verde está em vigor, não há nenhum acréscimo na conta de energia elétrica. No entanto, com a aplicação das bandeiras amarela ou vermelha, há um aumento no valor a ser pago, com acréscimos calculados para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos
*Com informações de Agência Brasil