Comportamento

Consumo de internet na Serra Gaúcha aumenta cerca de 40% durante a quarentena

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com mais pessoas em casa durante o período de quarentena devido a pandemia da Covid-19, o aumento no consumo de internet na Serra Gaúcha aumentou cerca de 40% nos últimos 30 dias. As informações foram repassadas pelo supervisor da Amigo, provedor de internet que pertence ao Grupo Gaúcha Tecpar, que atende a cerca de 40 municípios do Rio Grande do Sul, com ênfase na Serra, Pablo Bortoloni.

De acordo com Bortolini, o horário de pico do consumo se manteve entre às 19h e às 22h. Porém a mudança ocorreu, principalmente durante o dia. Se antes o consumo era maior em alguns horários específicos, como 8h da manhã e depois às 12h, com uma queda durante a tarde e retorno no fim do dia, agora a curva cresce já nas primeiras horas do dia e se mantém até a noite.

Ele também explicou como a Amigo tem agido para suportar o aumento de demanda, investindo na segurança do usuário.

“Temos rotas principais, e secundárias para suprir as primeiras quando elas quebram, o que fizemos foi um aumento de capacidade nas secundárias para que quando as primárias caiam, elas consigam suportar essa demanda de um aumento geral no consumo da rede. Procuramos aumentar a segurança para nosso cliente para que ele não sentisse a lentidão na rede até que nós possamos concertar”, disse.

Com relação a lentidão que pode ocorrer durante a navegação, ele explicou que dentro do Brasil é incomum que isso aconteça. Porém, quem acessa conteúdos estrangeiros pode notar uma queda, mas isso foge da alçada dos provedores brasileiros.

Com as vendas de novos planos em baixa durante o período, os provedores tem investido mais em melhorias do que em expansão da rede utilizada.