A partir desta segunda-feira, dia 19, os moradores da Serra Gaúcha estão pagando mais caro pelas tarifas de energia elétrica da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora gaúcha do grupo CPFL Energia. O reajuste que entra em vigor vai deixar as contas de luz em média 5% mais caras na região.
De acordo com o aumento aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as tarifas para os consumidores residenciais terão um aumento de 5,84% em suas contas de luz, enquanto as indústrias atendidas em alta tensão terão um aumento, em média, de 3,81%.
A empresa atende 1.459.074 unidades consumidoras localizadas em 262 municípios do Rio Grande do Sul. A RGE afirma que o aumento do custo de transmissão decorrente do reconhecimento, pela Aneel, da remuneração sobre investimentos realizados pelas transmissoras antes de 2000, resultou na elevação da tarifa praticada.
Conforme um comunicado da concessionária, os custos gerenciáveis à distribuidora, que compreendem os custos de operação, manutenção e de capital, foram reajustados pela variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) descontada do Fator X, mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade com os consumidores, conforme previsto no contrato de concessão.