Segurança

Construção da alça de retorno da ERS-122 para a Rota do Sol inicia nesta sexta-feira em Caxias do Sul

Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM

A tão aguardada alça de acesso da ERS-122 para a Rota do Sol (RSC-453), na região do Porto Seco, será construída a partir desta sexta-feira (11), em Caxias do Sul. O anúncio positivo veio após a confirmação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) ao deputado estadual Carlos Búrigo, em uma reunião.

Búrigo esclarece como esta obra beneficiará além dos municípios serranos, todo o Rio Grande do Sul. Ele destaca que o trânsito ficara mais livre e seguro aos usuários da rodovia que vem de Flores da Cunha e precisa acessar a Rota do Sol.

“A obra fará com que quem trafega naquela via não precise mais passar por baixo do viaduto na Rota do Sol, fazer todo aquele trajeto difícil, até perigoso, podendo desta forma depois que a obra ficar pronta fazer o acesso à Rota do Sol de uma maneira mais rápida, mais livre e com segurança.”

A obra visa desafogar o trânsito, além de facilitar a movimentação de caminhões de carga que vem da área central do estado e tem como destino a Serra, ou até a Região Metropolitana.

A alça já foi solicitada pela comunidade há muitos anos, em 2018 houve a assinatura da ordem de início, porém, naquele mesmo ano, foi definida uma redução de gastos por parte do Governo do Estado, impossibilitando o começo dos serviços.

A faixa terá 550 metros de extensão, com um investimento inicial de 1,5 milhões. Entretanto, segundo Búrigo, deve ocorrer uma atualização nos valores, já que este orçamento é de 2018. Todo o processo será custeado pela EGR..

A expectativa é que as obras sejam finalizadas em junho. Segundo a EGR, não ocorrerá interrupções no trânsito, já que será feito em um local que não há circulação de veículos. Contudo, ao longo do trabalho, podem ocorrer afunilamentos no trânsito próximo ao viaduto.

Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM