Brasil

Consevitis-RS e ApexBrasil celebram convênio histórico para fortalecer vitivinicultura brasileira no cenário internacional

Acordo de R$ 10 milhões será assinado no dia 21 de novembro para promover rótulos nacionais no mercado externo

Entidades da Serra Gaúcha demonstram insatisfação com carga tributária sobre o vinho
Imagem Ilustrativa

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinam no dia 21 de novembro um novo convênio setorial para promover as vinícolas brasileiras no mercado internacional. Ultrapassando a marca de R$ 10 milhões em investimentos, sendo 52% originários da Apex-Brasil e 48% em contrapartidas do Consevitis-RS e das associadas ao projeto, o acordo terá vigência em 2024 e 2025 e representa um marco histórico na história do projeto Wines of Brazil. A solenidade será às 10h, na Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira.

“Ao longo dos últimos 20 anos, o projeto Wines of Brazil tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos nossos rótulos no cenário global. Em 2022, alcançamos a marca de USD 13,6 milhões em exportações, um recorde que reflete a qualidade e a aceitação crescente dos nossos produtos no mercado internacional e confirma o empenho e os esforços das equipes de ambas as entidades”, reforça o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Para vinhos e espumantes, as ações terão como países alvo prioritários China, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, Rússia, Singapura e Alemanha. Já para o suco de uva, o foco estará no Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal.

Destaques do convênio:

:: Investimento recorde: o novo convênio representa um aporte financeiro sem precedentes, superando a marca dos R$ 10 milhões. O montante será direcionado para impulsionar a promoção, a qualificação e a comunicação do setor vitivinícola brasileiro no exterior.

:: Pilares estratégicos: o plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor. Ações promocionais, estruturantes e de comunicação visam ampliar a presença brasileira em mercados internacionais, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.

:: ESG (Ambiental, Social e Governança): comprometidas com a sustentabilidade, as vinícolas participantes do projeto Wines of Brazil há algum tempo aplicam práticas de ESG, promovendo iniciativas ambientalmente conscientes, apoiando comunidades locais e garantindo padrões elevados de governança. O novo convênio prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações.

:: Enfoque no Suco de Uva 100%: uma novidade deste convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.

:: Diversificação regional: Além do Rio Grande do Sul, o novo convênio enfoca outras regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos no Brasil, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional.

:: Empoderamento feminino: O convênio se compromete a promover o empoderamento feminino no setor, qualificando mais mulheres para cargos de gestão nas empresas e impulsionando sua participação nos negócios internacionais.

:: Apoio para as vinícolas iniciantes: o convênio prevê ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações através do MPE (Minha Primeira Exportação).

Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

ApexBrasil 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.