
Na noite da última segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores de Farroupilha recebeu do Conselho Tutelar, em um ato representado através dos conselheiros Claudiomiro da Silva e Carmen Brand. O convite partiu dos vereadores da bancada do MDB, para que fossem discutidos os serviços realizados pelo Conselho de Farroupilha.
No momento o município possui cinco conselheiros tutelares que exercerão seus mandatos pelo período de quatro anos. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente eles tem o dever de garantir e o direito dos jovens, servindo como referência entre a criança e os centros de atuação para os mesmos.
De acordo com os dados apresentados, em 2021 Farroupilha registrou em sua maioria das ocorrências casos relacionados ao conflito familiar e a negligência imposta a esses jovens.
No último ano somando todas os atendimentos administrativos, denúncias, audiências e orientações o número de ações alcança 25 mil por parte do Conselho Tutelar..
No dia 18 de maio, o Conselho realizará ações que buscam combater casos de abuso e exploração sexual infantil. No segundo semestre, Claudiomiro projeta o Programa nas Escolas “Conselho Tutelar Mirim”, que visa orientar os jovens a identificar os diferentes tipos de agressões a serem combatidas.
Para fazer denúncias, a pessoa pode ligar no (54) 3268-3985, e também nos canais 24 horas: 100 e para a Brigada Militar, o 190. Agora em novo endereço, o Conselho Tutelar está atendendo de forma presencial na rua 13 de maio, próximo ao Fórum.
As principais ocorrências atendidas em 2021 foram:
Negligência – 305
Conflito familiar – 280
Violência familiar – 215
Violência física – 123
Drogadição – 74