Brasil

Conselho Nacional de Saúde recomenda manter vacinação de adolescentes

Imagem: Cristiane Barcelos/Divulgação
Imagem: Cristiane Barcelos/Divulgação

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou uma recomendação nesta sexta-feira, dia 17, para que o Ministério da Saúde não interrompa a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O documento veio depois que o Ministério decidiu suspender a vacinação dessa faixa etária, divulgada em uma Nota Informativa, publicada no dia 15 de setembro, pela pasta, após rumores da morte de um jovem vacinado com a injeção da Pfizer. Posteriormente, foi divulgado que o menor morreu em decorrência de comorbidades de uma doença autoimune.

Para o coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde, do CNS, Artur Custódio, a medida do Ministério da Saúde diminui a confiabilidade no Programa Nacional de Imunizações. “Não há critérios científicos nessa decisão do Ministério da Saúde. Temos que aumentar a cobertura vacinal. A vacina mostrou a que veio. A desaceleração da pandemia do Brasil mostra o efeito da vacina. É fundamental para a questão das escolas, das pessoas que moram com idosos, que a gente vacine os adolescentes”, esclareceu.

O documento do CNS destaca ainda que a vacinação é um direito da população brasileira e, apesar dos casos e óbitos estarem caindo, a taxa de transmissibilidade ainda é alta em diversas localidades do Brasil, “principalmente em virtude do surgimento de novas variantes do vírus”.