Comportamento

Conselho Municipal da Saúde de Caxias do Sul cria moção contrária a retirada de máscaras

Conselho Municipal da Saúde de Caxias do Sul cria moção contrária a retirada de máscaras

O Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul criou uma moção contrária a retirada da obrigatoriedade de máscaras no município. O documento é referente a solicitação de vereadores para a retirada do equipamento de proteção.

Segundo o documento, “essa indicação é recomendada pelo menos até que se alcance 80% da população caxiense com imunização completa”, porém os números de contágios e internações das últimas semanas voltaram a preocupar. A moção também cita essa elevação, onde as filas de pessoas aguardando leitos de Covid-19 pelo SUS voltaram a se formar.

O documento foi encaminhado ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, vereador Rafael Bueno.

Confira o texto da moção na íntegra:

“MOÇÃO DE REPÚDIO A RECOMENDAÇÃO PELA RETIRADA DA OBRIGATORIEDADE
DO USO DE MÁSCARA

Uma das formas de evitar a disseminação do SARS-CoV-2, vírus que causa a covid-19, recomendada por autoridades epidemiológicas, a utilização correta de máscara de proteção, ao lado de outras medidas como o distanciamento social, a lavagem correta e frequente das mãos, a manutenção de ambientes limpos e ventilados, podem contribuir
para minimizar a contaminação pelo vírus e por outros agentes infecciosos. Essa indicação é recomendada pelo menos até que se alcance 80% da população caxiense com imunização completa.

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul emitiu um alerta para um novo aumento de internações por Covid-19. O número de pessoas nas UPAs aguardando leito de enfermaria em hospitais ultrapassou os 50 usuários, 10 em espera de UTI e outras 4 para covid. A procura por atendimento decorrentes de síndrome respiratória grave, têm subido gradativamente nos últimos dez dias. São dados preocupantes que o Conselho Municipal de Saúde acompanha diariamente.

Mesmo com a vacinação em andamento, as medidas de prevenção devem ser mantidas, para que o sistema de saúde tenha condições de atender quem precisar de assistência médica. Ressaltamos que o número de pessoas vacinadas em nossa cidade atualmente está abaixo da média estadual e estamos com 54% da população com imunização completa por duas doses ou dose única.

“Um grupo de vereadores protocolou nesta semana indicação (recomendação) ao Executivo, sugerindo o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados em Caxias do Sul. De autoria do vereador Maurício Marcon (sem partido), o ofício foi assinado também pelos parlamentares Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Ricardo Daneluz (PDT) e Sandro Fantinel
(Patriota).”

Levando em consideração os dados acima citados, em plenária extraordinária do CMS no último dia 26/10, o colegiado deliberou por encaminhar essa moção repudiando a recomendação deste grupo de vereadores, reiterando que o município ainda não está em condições sanitárias seguras para o relaxamento das medidas de prevenção ao vírus. Ainda, entende que tal posicionamento não compreende a defesa pela saúde e deste modo, tais vereadores (Bressan e Cadore) não deveriam compor a Comissão de Saúde da casa do povo que é a Câmara de Vereadores.

Caxias do Sul, 29 de Outubro de 2021″