Foi criado na noite de segunda-feira (17), o Conselho Jovem Empreendedor Rural de Nova Pádua. Com o objetivo de promover o prosseguimento do trabalho, implementar e incentivar o desenvolvimento da Agricultura e dos jovens empresários rurais.
De acordo com o Secretário da Agricultura, Samoel Smiderle, o Conselho Jovem Empreendedor Rural atuará com a intenção de evitar o êxodo rural e a manter o jovem empresário rural e o jovem agricultor no agronegócio; bem como de implementar políticas que visem o retorno destes ao setor.
Compõem o Conselho Jovem Empreendedor Rural, cinco membros que representam o Poder Executivo (Secretaria da Agricultura, Obras, Administração, Educação e Saúde). Cinco membros entre 18 e 40 anos de idade, representantes da sociedade civil e representantes das comunidades do interior.
Na ocasião também foi criado o Fundo do Jovem Empreendedor Rural que terá autonomia para administrar e investir os recursos resultantes de convênios, contratos, subvenções ou acordos celebrados entre o município e o Estado, a União ou demais instituições públicas ou privadas, com competência na área agrícola.
Para o Prefeito Ronaldo Boniatti, o Conselho Jovem Empreendedor Rural terá caráter técnico consultivo e deliberativo da Administração Pública Municipal para evitar o êxodo rural, buscando manter o jovem empresário rural e o jovem agricultor no agronegócio; bem como implementar políticas que visem o retorno destes ao setor.