Bento Gonçalves

Conselho do Idoso de Bento Gonçalves lança cartilha "Informar é proteger"

Primeiro volume traz como tema os tipos de violências e golpes praticados contra a pessoa idosa

Imagem: Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves
Imagem: Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

Na tarde de quinta-feira (04), ocorreu na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves o lançamento da Cartilha do Idoso “Informar é Proteger”. Este primeiro volume traz como temas os tipos de violências e golpes praticados contra pessoas idosas. A iniciativa vem de encontro com a necessidade de construir uma política pública municipal que responda a diversidade da população idosa, seja por questões etárias, de gênero, de moradia, de trabalho, de saúde, de segurança, de assistência e histórias de vida. A expectativa de vida da população gaúcha aponta para um acréscimo de cinco anos de vida de 2000 a 2015, passando de 72 anos para mais de 77 anos.

Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMUI), Maria das Graças Lorenzini, salientou sobre a necessidade da população idosa  ter  ferramentas para se  proteger de golpes e de situações de violência. “A nossa preocupação de confeccionar esta cartilha foi em virtude de receber muitas denúncias de violência e maus tratos contra os idosos. Conjuntamente, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Saúde organizaram um grupo técnico intersetorial para desenvolver  ações relacionadas ao enfrentamento às violências contra as pessoas idosas.  Como eles não tem acesso a muitas informações,  percebemos a necessidade de esclarecer aos idosos e famílias sobre os seus direitos e  que existe uma lei que os protege.  Em uma das reuniões o  Comitê surgiu, assim como a ideia de elaborar cartilhas, sendo que a primeira  recebeu o título ‘Informar é proteger’.  Quanto mais a pessoa sabe, mais ela se protege”, explicou.

A Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fioro, falou sobre as ações realizadas para os idosos no Município. “Esta cartilha é de extrema importância para  a pessoa idosa, sendo o município  referência em ações de atenção e cuidado. No Rio Grande do Sul, nos municípios acima de 100 mil de habitantes, o primeiro lugar de qualidade de serviço de saúde é Bento Gonçalves. Em função disso, o município é uma referência no Projeto de Atenção a Saúde do Idoso não só para a nossa região, mas para outras regiões do Estado”, complementou.

O volume um da Cartilha do Idoso, intitulada “Informar é proteger”, estará disponível em todas as Unidades de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS)  e Conselho Municipal do Idoso.  Nela, há informações sobre violências,  abusos físicos, psicológicos, sexuais e  financeiro, além de informar o que é abandono, negligência e autonegligência.

Ainda, a cartilha traz os tipos de golpes que estão sendo cometidos contra os idosos como: troca de cartão e saidinha de banco, bilhete premiado, carro de sobrinho/parente, WhatsApp, boleto falso, falso sequestro, cartão de crédito clonado e do motoboy, troca de fotos íntimas, book fotográfico, processo judicial.

Os telefones para quem quiser  denunciar violência contra a pessoa idosa são: Delegacia de Polícia (197), Brigada Militar (190) e Direitos Humanos (100).

A Cartilha do Idoso’ Informar é Proteger” é uma realização do Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa e conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Municipal de Saúde e  Conselho Municipal do Idoso (COMUI).